O Conselho Municipal de Saúde (CMS) tem novo presidente. Durante reunião ordinária foi eleito o professor Maurício Ferreira, representante da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Além dele, novos dirigentes também foram eleitos. O vice-presidente do CMS é o psicólogo Sérgio Marçal, diretor de Atenção Psicossocial, representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A primeira secretaria ficou com Janete Malvina, da Associação dos Moradores do Bairro Cartafina, e a segunda secretaria, com Célia Maria Rodrigues, da Associação dos Moradores do Bairro Abadia, como representantes dos usuários do SUS.
Os cargos ocupados respeitam a paridade de 50% de usuários, 25% de trabalhadores, 25% do governo e prestadores de serviços. Dos 18 membros do conselho, 14 participaram da votação. A nova mesa diretora foi eleita para o biênio 2018/2020.
O presidente eleito afirmou que a nova diretoria quer estreitar a relação de trabalho junto ao Poder Executivo, com o objetivo de melhorar o atendimento à população. “Faz parte da nova filosofia dessa gestão fortalecer essa parceria, no sentido de melhorar o atendimento às pessoas usuárias do SUS. Porque, apesar de todo o esforço que vem sendo feito, a gente entende que pode ser melhorado”, afirmou.
Para o secretário de Saúde, Iraci Neto, o conselho não deve competir com o governo na gestão das ações, e sim atuar como fiscalizador e trabalhar para dar celeridade nas decisões, em benefício da população. “O conselho tem que fiscalizar, controlar, sugerir e criticar as ações, para que os serviços de saúde funcionem de fato e de direito para a população”, finalizou Iraci Neto.
Postado originalmente por: JM Online