Chamada de “Obra Nossa”, as investigações da operação identificaram fraudes a procedimentos licitatórios, que sinalizam possíveis empresas “fantasmas”
Na manhã desta quinta-feira (07) foi deflagrada em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, pela Polícia Federal uma operação que investiga crimes de corrupção no interior de Minas Gerais. Estão sendo cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão, que tem o objetivo de colher esclarecimentos e provas práticas de associação criminosa, fraude a licitação, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, entre outros.
Chamada de “Obra Nossa”, as investigações da operação identificaram fraudes a procedimentos licitatórios, desvio de verbas pública e superfaturamento em obras na prefeitura de Itabirinha, também na região do Vale do Rio Doce.
De acordo com a Polícia Federal, as fraudes foram descobertas em esquemas que envolviam algumas empresas do ramo da construção civil. Essas instituições privadas firmaram contratos milionários com a prefeitura de Itabirinha, mas não possuíam sede física nem funcionários registrados, o que pode significar que se tratam de empresas “fantasmas”.
Durante as investigações, foi descoberto que os procedimentos licitatórios eram direcionados a certas empresas envolvidas. Após a prefeitura realizar o pagamento de faturas das obras contratadas, parte do dinheiro era destinado a agentes públicos, que ocupam cargos altos da Administração Pública.
G.R