A escolha pelo estado mineiro partiu do próprio ex-presidente, que colocou Minas como um “Estado Importante da Federação sob o governo do PT”
O lançamento nacional da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem dia e local definidos. O evento acontece nesta sexta-feira (08), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante o evento, será lida uma carta assinada pelo petista. Segundo o partido, “o documento é uma forma de Lula estar presente”.
A decisão do PT de efetivar Lula como candidato às eleições de outubro acontece em um momento conturbado, já que ele está preso desde 7 de abril, após ser condenado a 12 anos e um mês de prisão em regime fechado por corrupção e lavagem de dinheiro nos desdobramentos da Lava Jato.
A presidente do PT mineiro, Cida de Jesus, disse que a escolha por Contagem surgiu por uma questão de logística. Nomes importantes do partido estarão presentes, como a ex-presidente Dilma Rousseff, que vai disputar uma vaga na bancada do senado mineiro. A senadora e líder nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também está confirmada, assim como o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.
Outros nomes como os governadores Camilo Santana, do Ceará, Rui Costa, da Bahia, Tião Viana, do Acre, e Wellington Dias, do Piaí, além do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad são tratados como presenças garantidas pela cúpula.
Campanha de doação
Na quarta-feira (06), o PT lançou a campanha “Faça sua doação e ajude o Brasil a ser Feliz de novo”. O ambiente digital permite que simpatizantes do partido e eleitores doem dinheiro para ajudar a pré-candidatura de Lula. Em poucas horas a campanha já havia arrecadado mais de R$ 38 mil. As doações podem ser feitas por meio de boletos bancários e cartões. Para quem optar pela modalidade de crédito ou débito se é cobrado uma taxa adicional de 8% do valor doado.
G.R