Riscos da automedicação são tema de campanha nesta quinta-feira

Tomar medicamentos por conta própria ou sem orientação é uma prática comum, principalmente quando se trata de desconfortos cotidianos, como dores de cabeça, azia, ou má digestão. O problema é que a automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, esconde perigos que podem provocar graves consequências à saúde.
Para conscientizar a população sobre os riscos que envolvem a automedicação, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF/MG) realiza a 6ª edição da Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos no dia 24 de maio, na praça Rui Barbosa. O evento acontece em parceria com a Prefeitura de Uberaba e Senac.

A ação conta com serviços de saúde gratuitos para a população, como aferição de pressão e orientação farmacêutica sobre o uso correto de medicamentos.

O lançamento da campanha ocorreu em Belo Horizonte na véspera do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado no dia 5 de maio. A campanha de 2018 foi inspirada na Copa do Mundo, que ocorre em junho, na Rússia.

O CRF/MG escalou uma Seleção de Farmacêuticos para promover as ações de conscientização. “Todo medicamento, por mais simples que pareça, pode causar reações indesejáveis dependendo de cada organismo. E nenhum deles está livre de provocar reações adversas. Por isso é tão importante obter a prescrição do médico e conversar com o farmacêutico antes de ingerir qualquer medicamento”, alerta a diretora do CRF/MG, Adriana Tupynambá.
Automedicação
Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) apontam os medicamentos como os maiores agentes causadores de intoxicação na região sudeste do País, tendo sido registrados 663 casos de intoxicação medicamentosa em 2016, o que corresponde a 50,34% do total de ocorrências no ano. 

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar