Uberaba recebe mais uma edição do evento Cidades Inteligentes – Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades. Realizado pela primeira vez no município em 2016, a etapa regional do congresso aconteceu ontem no auditório do Fiemg.
O objetivo é juntar forças para estimular ações inovadoras nos municípios, voltadas à eficácia na gestão pública como alternativa aos desafios do cenário atual. “A partir da realização do primeiro evento em Uberaba, em 2016, percebemos que era uma necessidade de várias outras cidades o aperfeiçoamento dos gestores públicos e de entender um pouco mais o que significa as ‘smartcities’, uma vez que as pessoas, como um todo, estão cada vez mais inseridas nas ferramentas tecnológicas e as prefeituras também devem estar para atender à demanda da sociedade”, explica o diretor regional da Dalmass Pós-Graduação, Gustavo Moreira.
Assim, o evento acontece com o propósito de estabelecer uma ponte entre a tecnologia, sociedade e poder público. Foram realizados workshops, para preparação dos agentes públicos e sociedade para a gestão. “Vivemos em um momento em que as pessoas esperam do agente público eficiência, transparência, correição na gestão do que é nosso, nada mais interessante do que preparar estas pessoas para que façam com excelência”, explica.
Durante o evento, entre os temas foi abordado o desafio das empresas municipais de informática de Minas: o case da Codiub em Uberaba; houve um workshop com o tema “Desmistificando o programa de informatização das Unidades Básicas de Saúde (Piubs)”; e outro sobre o Portal dos Convênios Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse). Gustavo destaca ainda que as atividades não são exclusivas para os gestores públicos, o evento também pode ser interessante para a população de forma geral e empresas privadas, por exemplo, para se informar de questões relacionadas a licitações.
Postado originalmente por: JM Online