Artista plástica mistura estilo colonial ao barroco brasileiro

Reprodução

Viannita Barcellos mistura o estilo colonial dos séculos XVI e XVIII ao barroco brasileiro, usando cores da fauna e flora
A artista plástica mineira Viannita Barcellos, atualmente residindo no Rio de Janeiro, é especialista na arte da azulejaria. Nascida e criada em fazenda, Viannita formou-se em medicina veterinária e mudou-se para o Rio de Janeiro. Longe da fazenda, ela se encontrou verdadeiramente na arte.

Viannita conta que a família possui uma ligação muito forte com Portugal e sempre que visitava o país ficava encantada com a arte do azulejo. “O azulejo tem uma expressão muito maior do que a pintura na porcelana ou no vidro”, afirma. Ao ser apresentada à técnica, em 2012, buscou na cidade de Estoril, em Portugal, o domínio da pintura de azulejos. E é de lá que Viannita importa as matérias primas de suas peças, como tintas e azulejos que, segundo ela, possuem uma vitrificação mais brilhante. Dessa forma, a artista mistura o estilo colonial dos séculos XVI e XVIII ao barroco brasileiro, usando cores da fauna e flora.

A técnica centenária é a da pintura no esmalte “cru”. “A superfície porosa absorve a tinta com extrema rapidez, exigindo uma elevada exatidão nos traços. Após a pintura, os azulejos são levados ao forno para serem queimados a mil graus centígrados”, conta.

Viannita explica que os revestimentos criados por ela são ideais para ambientes como varandas, lavabos, salas de jantar, sendo sempre projetos personalizados e únicos para cada cliente. O trabalho – já foi objeto de exposição na Alemanha – é retratado também em peças, como painéis e mesas, e faz sucesso entre os renomados da arquitetura brasileira.

A artista trabalha em seu ateliê no Rio de Janeiro executando encomendas para arquitetos e decoradores, com pequenas composições decorativas de padrões avulsos destinados a revestir fontes, mesas de todos os tamanhos ou paredes. A artista mineira expõe seu trabalho hoje no leilão Noite do Nelore Nacional, no Parque Fernando Costa, durante a 84ª ExpoZebu, e a partir do dia 6, na Design Center.
 

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar