Finanças são um dos motivos que mais causam brigas entre casais. A falta de conhecimento do valor do salário do companheiro ou até mesmo como são gastos os valores são umas das principais causas dos desentendimentos.
O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, afirma que a chave dessa questão sempre vai ser o diálogo.
Além disso, Reinaldo ressalta que construir um orçamento familiar baseado nos sonhos e objetivos da família é uma das soluções. Também é importante a definição de regras financeiras a serem seguidas, como a divisão de contas.
Ele ainda alega que é possível ter uma conta conjunta para pagar asdespesas, porém é preciso avaliar a possibilidade de cada um ter sua conta corrente, definindo os limites, pois cada um pode e precisa ter seus próprios gastos. Outro assunto é o investimento que deve ser feito em conjunto, pois assim, se poupa mais dinheiro.
Um ponto muito importante é tratar de forma diferenciada a questão da aposentadoria, já que esse investimento deve ser feito separadamente. Então, segundo Reinaldo, o segredo é conversar sobre os sonhos e desejos individuais e coletivos, e classificar no mínimo três sonhos a curto, médio e longo prazo.
Nessa classificação são necessárias informações básicas, como quanto custa e quanto será guardado mensalmente, caso contrário não serão sonhos e sim problemas para o casal, destaca Reinaldo.
O presidente da Abefinafirma que mesmo tendo contas separadas, quando optar pelo casamento é preciso não discriminar quem ganha mais ou menos. Após o casamento,se compõe uma família, onde todo o dinheiro deve ser somado e assim impor limites de gastos.
Dicas para solucionar os problemas de finanças: