Corte de árvore na rua Barão da Ponte Alta, no bairro Abadia, chama a atenção de moradores. Conforme informações repassadas ao Jornal da Manhã, outras árvores existem neste local há muito tempo e, aparentemente não apresentam sinais de que estariam comprometidas, mas também serão suprimidas. Contudo, os cortes possuem autorização da Prefeitura.
Na manhã de ontem (18) era possível avistar alguns troncos de uma das árvores que já haviam sido cortadas, espalhados pela calçada, indicando que as demais também podem ser suprimidas. O Grupo JM repassou a situação à Assessoria de Imprensa da Prefeitura, solicitando explicações e foi confirmada a autorização do corte, mas que não seria feito pelo município.
De acordo com a nota, a Prefeitura diz que não está executando nenhuma supressão de árvore. No ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) recebeu o pedido para o corte de árvores na rua Barão da Ponte Alta e, após avaliação técnica de biólogos, foi dada permissão. No documento, foi relatado que as árvores estão “com casca inclusa, galhos epicórmicos e fitossanidade comprometida: pontos de necrose com cupins e com podridão no coleto”.
A autorização para supressão foi expedida em dezembro de 2017, com validade de seis meses e o solicitante pode, por conta própria, contratar credenciado para a execução, como é o caso.
Contudo, ainda conforme informações repassadas pela Prefeitura, para emitir a autorização foram determinadas medidas compensatórias, como a reposição de mudas no mesmo local, com espécie compatível, sob orientação da Secretaria. As medidas determinam prazo de plantio, e que após ser realizado, deve ser comunicado à Secretaria. Se não for possível fazer o plantio no local, outro ponto deverá ser indicado pela Semam.
Postado originalmente por: JM Online