A Energisa divulgou uma cartilha nesta quarta-feira (31) para orientar os foliões quanto a medidas preventivas durante o carnaval a fim de evitar acidentes com a rede elétrica, principalmente durante a concentração e o desfile de blocos e agremiações de bairro.
Confira abaixo as dicas:
– Mantenha distância da rede elétrica: fique atento à altura máxima permitida do trio elétrico ou do caminhão de som. Estruturas e foliões precisam ficar, no mínimo, dois metros de distância das redes elétricas. Quanto mais distante da rede elétrica, melhor. Não é preciso encostar na rede para sofrer choque elétrico, quase sempre fatal. Por isso, mantenha distância sempre.
– Solicite com antecedência autorização dos órgãos competentes para o deslocamento e traslado nas vias públicas de trios elétricos.
– Em caso de colisão entre carros e postes de energia, não toque e não se aproxime dos cabos caídos ao solo e das partes metálicas dos veículos para evitar risco de choque elétrico.
– Serpentinas de papel ou metálicas, jatos de espumas ou de água e fogos de artifício não devem ser lançados em direção às redes de energia para evitar risco de choque elétrico.
– Decorações e alegorias não podem ser fixadas em postes ou em redes elétricas.
– Nunca toque ou levante os cabos de baixa/média tensão, mesmo se estiver usando luvas isolantes. A rede elétrica só pode ser manuseada por profissionais da Energisa.
– Não use extensões e não sobrecarregue um ponto de energia ligando vários equipamentos ao mesmo tempo. Isso pode causar curto-circuito e incêndios.
– Não faça ligações clandestinas. Além de ser crime, aumenta o risco de acidentes.
– Não solte fogos de artifício em direção ou próximo à rede elétrica. Isso porque pode romper fios e cabos e causar graves acidentes.
Fonte : Rádio Muriaé/Energisa
Postado originalmente por: Rádio Muriaé