O Brasil chega a marca de 325 migrantes AMs mapeadas na faixa FM em diferentes regiões do país, número registrado pelos serviços do tudoradio.com “Mapa da Atualização” e “Guia de Rádios – Dials FM/AM”. E o número tem avançado, levando em consideração que na virada de 2017 para 2018 a marca era de 300 migrantes AM-FM mapeadas pelo portal. A última estação cadastrada pelo tudoradio.com na faixa FM foi uma estação de Ouro Fino (Minas Gerais).
Das 325 migrantes ativas na faixa FM, 44 estão no Paraná, seguido de 42 emissoras em São Paulo, 37 em Minas Gerais e 32 em Santa Catarina. A tendência é de o número de migrantes nesses estados aumente nos próximos meses, principalmente após a liberação da faixa estendida (prevista para o segundo semestre, ainda dependente do desligamento da TV analógica), algo que deve impactar mais o estado de São Paulo.
Outro fator que poderá incrementar os números da migração AM-FM em 2018 é o novo decreto que abre uma segunda janela para que AMs que não solicitaram a mudança para o FM realizem o processo. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (26) e foi divulgada pelo tudoradio.com.
Também é destaque o surgimento da primeira migrante AM-FM ativa em FM no estado de Alagoas, através do inicio das transmissões da Rádio Novo Nordeste FM 91.5 de Arapiraca (AL). A estação também chama a atenção pelo seu porte: é uma classe E3 de operação, ou seja, tem a capacidade de cobrir grande parte do território alagoano.
A última migrante AM-FM cadastrada pelo Dials FM/AM tudoradio.com foi a Rádio Difusora FM 94.1 de Ouro Fino (MG), estação que impacta dials em FM do sul de Minas Gerais e também de parte do Leste Paulista.
O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal, ou seja, são 325 migrantes AM-FM que tem a sua cobertura em FM já mapeada pela equipe do portal (até o fechamento desta matéria).
Fonte: tudoradio.com