Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) divulgou balanço de 2017. Conforme os dados repassados, no ano passado foram realizadas mais de 65 mil consultas ambulatoriais, além de avanços, como as autorizações do Ministério da Saúde no setor de ortopedia e hemodiálises pelo SUS. De acordo as informações, o MPHU efetuou 6.852 cirurgias e 2.329 partos. Quanto às internações, foram registradas mais de 11 mil.
Conforme o diretor técnico do hospital, Galvani Salgado Agreli, foi um ano de muito crescimento, houve um aumento significativo no número de atendimento ambulatoriais, internações e cirurgias e, ainda, novas conquistas. “Em 2017 conseguimos o credenciamento do Ministério da Saúde para realizar serviço de ortopedia de alta complexidade pelo SUS. O atendimento começa ainda em janeiro, são cirurgias que já fazíamos para os convênios e agora serão feitas para o SUS. Conseguimos também o credenciamento para realizar hemodiálise pelo SUS, neste caso o atendimento já começou, no fim do mês de dezembro, e cerca de seis pacientes já realizam o procedimento”, revela o diretor técnico do hospital.
Por falar em hemodiálise, foram realizados no ano passado 16 transplantes renais, enquanto que em 2016 foram seis transplantes feitos na região do Triângulo e Alto Paranaíba. “A nossa expectativa no ano passado era realizar um transplante por mês, chegando a 12, conseguimos superar, realizando 16. E agora nós esperamos aumentar cada vez mais esse número”, destaca o nefrologista Fabiano Bichuette Custódio.
Com relação às expectativas para 2018, o diretor técnico do hospital espera que haja o credenciamento de novos serviços, entre eles a cirurgia bariátrica, pelo SUS. “Sabemos que existe uma fila de espera bastante grande no município. Teremos também novos credenciamentos de convênios. E ainda vamos promover a ampliação da UTI adulto em 10 leitos, que já vão começar a funcionar em fevereiro”, finaliza Galvani.
Postado originalmente por: JM Online