A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (16), uma operação de combate a fraudes na importação de equipamentos médicos. As irregularidades aconteceram na região Oeste de Santa Catarina, porém, estão sendo cumpridos 61 mandados de busca e apreensão em 18 estados do país, inclusive em Minas Gerais.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início a partir da apreensão de carga de equipamentos médicos, ainda em outubro de 2013. Na ocasião, foram apreendidos equipamentos de alto valor comercial e uma carga avaliada em aproximadamente R$ 3 milhões.
Ainda segundo a polícia são investigados empresários e pessoas jurídicas do ramo de exportação e importação, revendedores, clínicas, hospitais, despachante aduaneiro, além de um doleiro responsável pelo repasse dos recursos ilícitos ao grupo.
Os principais envolvidos foram indiciados por corrupção passiva, associação criminosa, contrabando, facilitação de contrabando e falsidade ideológica. Ao todo, 250 policiais participam desta operação.