A um mês do fim, biometria só foi feita em 60% dos eleitores

Eleitores de Uberaba têm somente até o dia 9 de fevereiro para fazer o recadastramento biométrico obrigatório. A procura pelo serviço nas duas Centrais de Atendimento ao Eleitor tem aumentado gradativamente desde dezembro de 2017. Porém, o ideal é não deixar para a última hora, pois as centrais têm capacidade para atender cerca de mil pessoas por dia. Até o momento, 140.360 eleitores estão biometrizados, o que corresponde a 60,42% de todo o eleitorado, composto por 232.296 pessoas.
Para reforçar a estrutura e facilitar o atendimento aos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral-MG enviou novos kits de biometria às centrais. Com isso, Uberaba conta com mais de 60 kits de coleta de dados biométricos para atender os eleitores. As Centrais de Atendimento ao Eleitor estão em funcionamento na rua Doutor Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos, e o atendimento é de 10h às 18h, no prédio do antigo Fórum.
Segundo o chefe de cartório da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Barbosa Petermann, até o fim de dezembro as centrais atenderam uma média de 767 eleitores por dia. Porém, ele alerta que a tendência é que esse número cresça consideravelmente a partir de agora. O agendamento pode ser feito no site www.tre-mg.jus.br ou pelo 148. Postos estão funcionando na Cohagra, das 8h às 11h, e das 13h às 18h no Praça Uberaba Shopping; na Prefeitura, das 12h às 18h, e na sala 2Y19 da Uniube, campus Aeroporto.
Petermann ressalta que, com data e horário agendado, o eleitor é atendido em 15 minutos. Apenas idosos, portadores de necessidades especiais, grávidas, lactantes e pessoas com crianças de colo não precisam agendar.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a biometria é obrigatória e não será prorrogada. O TSE informa ainda que não há multa de R$150 para quem perder o prazo do recadastramento. Da mesma forma que também não está prevista a suspensão de RG ou da carteira de habilitação.
No entanto, Alexandre Petermann reforça que quem estiver desatualizado ficará impedido de votar em 2018 e poderá sofrer sanções. Ficará impedido, por exemplo, de renovar o passaporte, se matricular em curso superior ou tomar posse em cargo público. O não-comparecimento também pode resultar na suspensão do CPF, o que prejudica a tomada de empréstimos em bancos públicos, o recebimento de benefícios previdenciários, bem como impede a participação ou regularidade no programa Minha Casa Minha Vida.
Para o recadastramento obrigatório, o eleitor deve apresentar documento de identidade, um comprovante de residência atual, CPF (se possuir) e o título de eleitor (se possuir). Homens que vão fazer o título pela primeira vez devem comprovar o serviço militar obrigatório. Para transferência de endereço, o comprovante de endereço deve ter até três meses.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar