8ª ExpoCigra terá shopping virtual com 75 pequenas e microempresas

A 8ª Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande (ExpoCigra Online) foi apresentada ao prefeito de Uberaba, Paulo Piau, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – Regional Vale do Rio Grande. O evento será realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro (quinta-feira, sexta-feira e sábado), com cerca de 20 eventos totalmente gratuitos, a partir do site expocigra.com.br. Pela primeira vez na programação, a feira apresenta o Shopping Virtual, um ambiente online.

Além dos representantes da entidade, o encontro contou ainda com a presença dos realizadores, Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e dos representantes das principais empresas patrocinadoras da feira na edição passada, Mosaic, Vale, Grupo Petrópolis, Siamig, VLI, Yara e Alta Genetics, alguns pelo ambiente virtual.

A novidade desta edição é a participação da cadeia produtiva do Comércio, com programação específica em parceria com Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio de Uberaba (Sindicomércio).

No ano passado, a feira agregou o Agronegócio. Nesta edição, são 14 cadeias produtivas, considerando os sindicatos patronais da Indústria de Mármores e Granitos (SimgVale), Metalúrgia, Elétrica e Fundição (Simefu), Mecânica (Simu), Alimentação (Sindaliu), Calçados (SindCau), Gráfica (Sindgraf), Panificação e Confeitaria (Sindipan), Plástico (Sindiplast), Vestuário (Sindivestu), Mobiliário (Sindimov), Construção Civil do Planalto de Araxá (Sinduscon-PLA) e do Vale do Rio Grande (Sinduscon-Vale).

“Nos reunimos com os presidentes e a receptividade foi excelente. É uma união que nunca houve antes para fortalecer a indústria, o agro e o comércio local”, afirma o presidente do Cigra, Gleison Borges.

Pela primeira vez na programação, a feira apresenta o Shopping Virtual, um ambiente online onde 75 pequenas e microempresas terão oportunidade de vender produtos e serviços. As participantes serão indicadas pelos sindicatos e pelas entidades parceiras. Também está confirmada a 8ª Rodada de Negócios do Sebrae. Serão 150 empresas (30 compradoras e 120 vendedoras) efetivando negócios, em sessões online de 15 minutos.

Durante a feira, serão promovidos sete webinares do projeto “Fiemg Competitiva” voltados para a competitividade dos negócios num ambiente tecnológico e globalizado. Nos seminários online, haverá interação da audiência via chat. Outra atração é o painel “Os Desafios do Agro 4.0” com agropecuaristas e gestores de agroindústrias debatendo as novas tendências pós-pandemia.

O Grupo Zebu Valley traz para a feira o “ZBV Experience”. O tour virtual engloba o ecossistema de inovação de Uberaba. Tem ainda palestra especial voltada para o projeto “Sebrae Delas – Mulher de Negócios”, que visa a fomentar o sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

A feira também contempla a entrega de prêmios do projeto “Chave do Bem” e o “2º FIEMG Social” que, neste ano, trabalha com o projeto “Chef do Bem”, ligado ao Sindaliu. Dois cozinheiros disputam uma final e aquele que fizer o prato mais saboroso leva um ano de donativos para a instituição e um curso profissionalizante para se aperfeiçoar. Para encerrar a programação da feira, artistas locais se apresentam em live, com apoio da Fundação Cultural de Uberaba (FCU).

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar