80% dos locais vistoriados pelo Corpo de Bombeiros em Uberaba não cumprem as normas

Aproximadamente 80% dos condomínios e pontos comerciais vistoriados pelo Corpo de Bombeiros não tem o Auto de Vistoria (AVCB) por não cumprir as normas exigidas.

Mensalmente, o 8º BBM realiza a operação “Alerta Vermelho” para verificar a estrutura e documentação dos locais da cidade e, ainda, diariamente, as equipes realizam vistorias para liberação do AVCB.

Os bairros mais antigos são os que mais têm imóveis sem alvará devido à estrutura dos prédios. Então, os bombeiros têm determinado o cumprimento de medidas que compensem a falta do equipamento indicado por lei, no que couber.

“Primeiro o local tem que conseguir o AVCB e depois tem que manter as características. Por exemplo, o prédio ele não pode depois que conseguir o AVCB colocar uma grade com corrente na escada. Não é comum, mas acontece”, alerta o comandante do 8º BBM, Anderson Passos.

Embora prédios e apartamentos representem a maioria dos incêndios atendidos em Uberaba, a preocupação maior do Corpo de Bombeiros é com locais que abrigam muitas pessoas, como casas de shows, teatros, cinema, etc.

“O que mais mata em um incêndio não é o fogo. As pessoas não morrem queimadas, elas morrem de pânico, devido à correria”, afirma Passos.

Quando a fiscalização registra irregularidades, o proprietário do imóvel é orientado quanto às mudanças que deve fazer para se adequar. Em um segundo momento, são feitas as autuações, porém, a legislação permite a aplicação de duas multas e não prevê a interdição a menos que tenha risco iminente. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar