Apesar disso, há uma mudança sigficativa nos hábitos de consumo perante a alternativas digitais

À medida que as plataformas digitais continuam a cortar a fatia de mídia do rádio tradicional, um estudo realizado em meados das eleições de 2024 mostra mudanças nos hábitos de mídia entre os consumidores de notícias nos Estados Unidos (EUA), destacando um declínio no uso de AM/FM.
O estudo, conduzido pela Signal Hill Insights e Sounds Profitable em junho de 2024, incluiu mais de 5.000 adultos americanos.
Apesar de um alto engajamento geral com a mídia, os consumidores de notícias em geral estão gastando menos tempo com o rádio tradicional. Enquanto 76% ainda sintonizam mensalmente, 24% relatam reduzir seu tempo com o rádio transmitido.
No lugar de AM/FM, as alternativas digitais estão em ascensão. 93% dos ouvintes de podcasts de notícias usam o YouTube mensalmente, e 59% dizem que estão aumentando seu tempo na plataforma. Serviços de streaming de televisão também são populares, com alto uso em formatos suportados por anúncios e sem anúncios.
Os hábitos de consumo de podcast entre ouvintes de notícias mostram forte engajamento, com 74% sintonizando semanalmente e ouvindo em média sete horas por semana — uma hora a mais do que o usuário médio de podcast. O YouTube é a principal escolha para acessar podcasts (44%), superando plataformas tradicionais somente de áudio como Spotify (17%) e Apple Podcasts (9%). Além disso, 87% dos consumidores de podcasts de notícias preferem podcasts de vídeo, uma taxa maior do que os ouvintes de podcasts não noticiosos.
Os ouvintes de podcasts de notícias representam 31% do público total do podcast, com um grupo demográfico ligeiramente masculino e que inclui uma mistura diversificada de ouvintes hispânicos/latinos (22%), negros/afro-americanos (16%) e asiático-americanos (5%).
O boca a boca continua sendo uma ferramenta poderosa para descoberta de podcasts. 73% dos ouvintes de podcasts de notícias recebem e dão recomendações de podcasts dentro de seus círculos sociais, com 83% propensos a ouvir um podcast recomendado por um amigo ou colega.
O estudo também destaca por que os ouvintes de podcasts de notícias podem parar de sintonizar um programa específico. Conteúdo repetitivo, publicidade excessiva e encontrar uma alternativa melhor estavam entre os principais motivos para a rotatividade de podcasts. Um significativo percentual de 14% dos ouvintes citou muitos anúncios como motivo para abandonar um podcast.
O estudo completo está disponível via Sounds Profitable.