Fecomércio MG: 64,8% dos belo-horizontinos planejam, mas apenas 25,9% cumprem o orçamento

Pesquisa oferece um raio-x detalhado da saúde financeira dos belo-horizontinos

Foto: Fecomércio MG/Divulgação

A Pesquisa de Orçamento Doméstico de Belo Horizonte 2025, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG entre 28 de janeiro e 04 de fevereiro de 2025, mostra que 64,8% dos entrevistados planejam seus gastos e 35,2% não planejam. Embora o número dos que planejam seja alto, somente 25,9% conseguem cumprir à risca o planejamento e 28,7% conseguem parcialmente, outros 10,2% até planejam o orçamento, mas não conseguem seguir com o proposto. A pesquisa ouviu 401 pessoas. 

O planejamento para o mês é feito por 68,97%, sendo que um total de 24,14% consegue cumprir rigidamente o planejado; em 2024 esse número era de 18,03%. Outros 37,93% conseguem seguir com o planejamento do mês parcialmente e 6,90% não conseguem nem parcialmente.

Em 2025, 44,83% informam que conseguem planejar o orçamento familiar e ainda sobra algum dinheiro, em 2024 esse número era menor, de 42,21%. O número dos que afirmam que conseguem pagar as contas em dia, mas não sobra nada também aumentou em relação ao ano passado, são 31,03% dos entrevistados agora ante 24,94% de 2024.

O total daqueles que afirmam buscar sempre por empréstimo para completar o orçamento caiu de 17,03% em 2024 para 6,90% neste ano entre os entrevistados.

A destinação do valor poupado com o planejamento, segundo 46,9%, vai mensalmente para o lazer, enquanto 28,9% o destinam para compras. Para 26,4%, o valor que sobra é destinado a aplicações na caderneta de poupança. Para 14,7% não sobra recurso no mês.

Quando o orçamento não cobre os compromissos financeiros, 29,4% optam por realizar serviços extras. Um total de 27,2% dos entrevistados afirma que nunca passou por essa situação.

As despesas com alimentação/supermercado lideram os gastos do mês para 53,8% dos entrevistados, que deveriam escolher as três maiores do orçamento familiar. A conta de luz aparece em segundo lugar com 49,0% seguida pela conta de água, 48,0%, aluguel, 40,5% e plano de saúde, 16,5%.

A alimentação é o produto/serviço mais consumido, conforme 81,5%. Depois vêm calçados com 41,1%, eletrônicos com 12,2% e telefonia, 9,0%  

O cartão de crédito é o campeão dos compromissos financeiros, conforme a pesquisa, indicado por 49,2% dos consumidores. Por outro lado, 27,1% dos entrevistados declararam que não possuem compromissos financeiros, sendo que 23,4% têm dívidas com terceiros e familiares e 17,3% com financiamento do carro.  

O cartão é citado como o principal meio de pagamento utilizado pelos entrevistados: citado por 46,6%, seguido por cartão de débito, 22,2%, e PIX, 19,7%, compras somente no dinheiro foi mencionado por 11,5%.  

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca o avanço do consumidor no planejamento das suas contas mensais.

“Em 2025 observamos um número maior de pessoas que planejam seu orçamento. Entretanto, há uma proporção significativa daqueles que planejam e não conseguem cumprir o esperado. Essa movimentação pode estar atrelada ao aumento de preços de um dos grupos de produtos mais demandados entre as famílias: a alimentação. Desta forma, a parte da renda destinada a esta cesta de consumo se torna ainda maior, prejudicando o poder de compra familiar e afetando de maneira direta o planejamento orçamentário mensal”, explica Martins.

Pesquisar

Hacklinkbetsat
betsat
betsat
holiganbet
holiganbet
holiganbet
Jojobet giriş
Jojobet giriş
Jojobet giriş
casibom giriş
casibom giriş
casibom giriş
xbet
xbet
xbet
kavbet
casibom
casibom giriş
bets10
bets10 giriş
betwoon
matadorbet giriş
casibom
casibom
casibom
casibom
tiktok video indir
Türkçe Altyazılı Porno
madridbet giriş
Casibom Giriş
deneme bonusu veren bahis siteleri
Deneme Bonusu Veren Siteler 2025
deneme bonusu veren siteler
grandpashabet
grandpashabet giriş
bonus veren siteler
grandpashabet
grandpashabet
grandpashabet
grandpashabet
Matadorbet
casino siteleri
marsbahismarsbahisdeneme bonusu veren sitelerescort esenyurtesenyurt masaj salonuesenyurt masaj salonubeylikdüzü masaj salonuesenyurt masaj salonuankara escortpendik escort
casibomeskişehir web sitesiEskişehir Web Tasarımmarsbahismarsbahismarsbahismarsbahiscasibom