4° edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto acontece em junho

Em 2024, o tema da feira é “Sabores, Tradições e Negócios” e tem como objetivo principal promover conexões entre empresas e prestadores de serviço para fomentar o turismo em Minas

Do dia 5 ao dia 7 de junho acontece o 4° Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur), realizado pelo Convention & Visitors Bureal de Ouro Preto (CVB) e CM Business Hub, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto e a Secult-MG. Em 2024, o tema da feira é “Sabores, Tradições e Negócios” e tem como objetivo principal promover conexões entre empresas e prestadores de serviço para fomentar o turismo em Minas.

“A nossa proposta com o Festur é criar um evento mais intimista, onde as pessoas que estão na linha de frente do desenvolvimento do Turismo, seja da iniciativa privada, seja do setor público ou terceiro setor, possam ter encontros, e a partir dali, ter novos direcionamentos, com foco no fomento do negócio do Turismo”, afirmou Cássia Neves, CEO e fundadora da CM Business Hub.

O evento serve como uma espécie de vitrine de experiências turísticas, promovendo os produtos que cada circuito desenvolve e gerando várias oportunidades de negócio a partir do turismo mineiro. Segundo os organizadores do Festur, o Turismo é uma grande pasta de desenvolvimento econômico.

“O impacto [econômico] não é só em Ouro Preto, porque um dos objetivos do festival é gerar negócios, gerar contatos e muitas vezes esses negócios não são nos momentos da feira, eles se desenvolvem depois. Tem um impacto inicial, porque recebemos visitantes, a hotelaria se beneficia, a rede de restaurantes também, mas principalmente, gera impactos a longo prazo, não é só na cidade, é no circuito e em outras regiões de Minas também”, ressalta Márcio Abdo, presidente e CEO do CVB Ouro Preto

Márcio Abdo, Cássia Neves e Flávio Lemes, secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto. Foto: Lívian Alves/AMIRT

Em todas as edições, a organização do Festur busca um país parceiro para ter conhecimento do que é desenvolvido em Minas Gerais. Neste ano o parceiro é o Estados Unidos.

“A gente busca entender como é que cada país tem desenvolvido ações de fomento do turismo, de fomento de negócios ou que estejam tratando de alguma temática que nos interessa. Esse ano nós fizemos a parceria com o pianista Evan Megaro, ele vai apresentar obras de Villa Lobos na abertura oficial do evento e também fizemos parceria com a Lux Academy Education, que é uma empresa americana que também tem profissionais brasileiros”, relata Cássia.

A expectativa é que o evento atraia ainda mais pessoas e empresas que nas edições anteriores. Neste ano, serão 25 artesãos locais e regionais, 6 intervenções e shows culturais, 24 palestras, 6 pratos de degustação de cidade diferentes, 7 empreendedores ouro-pretanos do ramo alimentício, além de Ouro Preto, as cidades de Barão de Cocais, Brumadinho, Capitólio, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Diamantina, Juiz de Fora, Mariana e Turmalina também apresentarão seus circuitos turísticos ao público.

Para conferir a programação completa e se inscrever no Festur 2024 clique aqui.

Confira o vídeo da coletiva de imprensa do Festur:

Pesquisar