A tradicional Marcha dos Penitentes, promovida pela Arquidiocese em parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube), acontece hoje (12), às 20h. A caminhada parte da igreja São Mateus, no bairro Boa Vista, em direção à Catedral Metropolitana, na região central da cidade. O intuito do evento é proporcionar um momento de reflexão acerca de uma vida mais tolerante.
A Marcha dos Penitentes é uma manifestação popular no Brasil. Realizada durante a ‘Semana das Dores’, como forma de preparação para Páscoa, a caminhada reúne fiéis de todas as religiões cristãs. “Na oportunidade, faremos [a cerimônia] de ‘lava-pés’. Depois, iremos celebrar a ‘última ceia’, na qual serão distribuídos o pão e o vinho a todas as pessoas, simbolizando o corpo e o sangue de Jesus e relembrando a presença dele”, ressalta o coordenador do evento, professor Décio Bragança.
Este ano, durante a caminhada, serão sete paradas, em que serão feitas reflexões das palavras de Jesus, representações, apresentação artística e cânticos. A Marcha se encerra por volta das 22h, na porta da Catedral. Segundo Décio, esse é um momento de mudança e transformação. “A gente espera que a comunidade reflita sobre a vida para que sejamos mais tolerantes, pois vemos tantos coisas ruins acontecendo causadas pelo ódio. Está na hora de pensar um pouquinho sobre isso”, afirma.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba