Zika provocou a morte de 24 recém-nascidos em Minas nos últimos quatro anos

Vinte e quatro bebês perderam a vida após contrair zika em Minas nos últimos quatro anos. Esse é o total de vítimas da doença, que não matou nenhum adulto. O número consta em boletim divulgado pelo Ministério da Saúde sobre a epidemia no país. A letalidade é considerada alta por especialistas, que classificam a enfermidade como branda, apesar de, em casos graves, causar complicações neurológicas. 

A fragilidade dos recém-nascidos, que não têm anticorpos suficientes para combater o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, explica os óbitos. A maioria dos doentes no Estado também é formada por crianças. Dos 148 casos registrados – de outubro 2015 a outubro de 2019 – 114 foram em meninos e meninas com até 28 dias de vida.

Há casos de microcefalia entre os pacientes, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O total de bebês com má-formação no cérebro não foi informado, mas a pasta garante que acompanha todos. A Diretoria de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES, destaca a queda das notificações de zika desde 2017 e que, em 2020, a taxa de contaminação deve ser ainda menor. 

Medidas para barrar novas epidemias têm sido adotadas em Minas. Geoprocessamento e aplicativos para verificar o índice de infestação do vetor, armadilhas para o inseto e inseticidas mais potentes integram as ações. Algumas são desenvolvidas por meio de parceria com universidades.

Fonte – Hoje em Dia

O post Zika provocou a morte de 24 recém-nascidos em Minas nos últimos quatro anos apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Pesquisar