Zema anuncia ampliação de testes para Covid-19 na próxima semana, próximo ao pico da doença

Minas Gerais deve aumentar o número de testes para o novo coronavírus na próxima semana. Em entrevista, o governador Romeu Zema (Novo) explicou que a saúde estadual concluiu que era necessário armazenar exames para o período próximo ao pico da doença em 15 de julho.

Na semana passada, o jornal Estado de Minas divulgou que Minas faz 4,7 mil testes por milhão de habitantes, utilizando apenas 12% da capacidade dos laboratórios em solo estadual.

“Orientamos os secretários municipais sobre manter parte dos testes para a acentuação da curva, de agora até 15 de julho. Temos um bom estoque e, com certeza, a partir da próxima semana, o número de exames vai ser bastante ampliado”, pontuou.

Segundo o governador, a crise financeira que assola o estado impediu a aquisição em massa de testes. A situação crítica enfrentada por outros estados também contribuiu para o baixo número de exames feito em solo mineiro, visto que o governo federal repassou os kits às localidades mais afetadas pela pandemia.

Na visão de Zema, o alto custo dos exames e a inexistência de métodos totalmente eficazes também prejudicam. “Muitos dos exames disponíveis no mercado, além de estarem com sobrepreço, não têm 100% de eficácia. Alguns têm apenas 60%. Se forem feitos 1 mil testes, acabamos não sabendo se quem testou positivo está, com a doença, pois 40% aponta falso positivo”, alegou.

Assim como na semana passada, durante a apresentação do projeto de reforma da Previdência estadual, o chefe do Executivo reiterou que o cenário ideal seria “testar, semanalmente, os 21 milhões de mineiros”.

Fonte: Estado de Minas / Foto: Alexandre Guzanshe/EM)

O post Zema anuncia ampliação de testes para Covid-19 na próxima semana, próximo ao pico da doença apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar