Volta às aulas movimenta comércio mineiro em fevereiro

A maioria das empresas que realizam a comercialização de itens escolares esperam maior movimento de clientes no início desse mês (48,1%)

Foto: Redes sociais

As vendas de materiais escolares devem registar um aumento no mês de fevereiro, sendo uma boa oportunidade para um complemento dos lucros e da visibilidade para os comerciantes que atuam com produtos desse segmento. É o que revela o levantamento “Volta às Aulas 2024 — Opinião do Comércio Varejista de Minas Gerais”, elaborado pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG. Segundo o estudo, a maioria das empresas que realizam a comercialização de itens escolares esperam maior movimento de clientes no início desse mês (48,1%).

Para 21,5% dos comerciantes entrevistados, as vendas para volta às aulas, em relação ao ano passado, estão sendo melhores. Os principais motivos para este resultado é o aquecimento do comércio (49,4%), seguido de ações da loja (30,1%) e otimismo/esperança (14,5%).

Apesar das boas expectativas traçadas por esta parcela dos empresários, 24,4% dos entrevistados esperam vendas piores este ano. Entre os motivos citados, o principal são os valores altos dos produtos (30,9%), seguido do endividamento do consumidor (22,3%) e a cautela do consumidor (20,2%).

A economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, destaca que o maior movimento dos consumidores em fevereiro pode estar atrelado ao período de férias, caracterizado pelas viagens familiares. Além disso, o orçamento familiar fica comprometido com o pagamento dos impostos devidos em janeiro, fazendo com que alguns gastos sejam adiados para o segundo mês do ano.

A equipe de jornalismo da AMIRT entrou em contato com a economista, que destacou a prevalência do uso de crédito por parte dos consumidores para atender às suas demandas. Este cenário se intensifica especialmente durante o período de volta às aulas. Ouça o áudio a seguir:

Foto: Patos hoje

Tendo em vista o perfil das contas, os empresários utilizam de diferentes meios para atrair os clientes no período, sendo o principal as promoções e/ou liquidações (46,0%). Além disso, os comerciantes também investiram em propaganda/divulgação (27,4%) e atendimento diferenciado (15,54%). Para atender melhor o aumento da demanda, 22,5% dos empresários pretendem contratar funcionários temporários.

Para 55,4% das empresas, o gasto médio com as compras de materiais escolares variou de R$ 100,00 a R$ 300,00. O principal meio de pagamento utilizado no período pelas famílias foi o cartão de crédito, modalidade que se destacou em 72,3% das empresas.

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