Um momento especial para a história da rádio brasileira. Foi aprovada ontem, terça-feira (13), pelo Plenário da Câmara dos Deputados proposta que permite a flexibilização do programa a Voz do Brasil. Pelo texto aprovado, o programa vai poder ser transmitido pelas rádios comerciais entre às 19h e às 22h. Entretanto, as rádios educacionais continuam obrigadas a transmitir às 19h.
O projeto de lei agora segue para sanção presidencial, ou seja, basta autorização do atual presidente da república, Michel Temer, para que a media entre em vigor. A Voz do Brasil está no ar desde a década de 1930 e transmite informações oficiais dos três poderes. O programa tem duração de uma hora.
A tentativa da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), junto aos radiodifusores e outras associações estaduais, de acabar com o horário único obrigatório é antiga, porém sempre houve muita resistência no meio político.
O presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet, comentou a importância do feito para a história do rádio, e o diretor da Rádio Teófilo Otoni, Elmo Pechir, relembrou uma negativa recebida no passado quando quanto à possibilidade de priorizar notícias emergenciais.
Ouça a matéria com entrevistas: