Violência e exploração sexual infantojuvenil são tema de ações em BH

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte e as coordenadorias de atendimento regionais realizam, a partir desta sexta-feira (24) até o dia 31, diversas ações de conscientização e sensibilização da população sobre o enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o tema e sensibilizar a população sobre os canais de denúncia das violações de direitos das crianças e adolescentes.

Confira a programação:

Noroeste

Na sede do Conselho Tutelar da Regional Noroeste haverá, nesta sexta, às 9h, uma roda de conversa com a rede de atendimento sobre o papel da sociedade, a responsabilização do violador e a importância da ação da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente. Também na região Noroeste, no dia 28, haverá blitz educativa próxima ao Shopping Del Rey e um “Rolê da Proteção”, na Praça São Vicente.

Pampulha

Na Região da Pampulha, hoje, a partir das 9h, haverá uma intervenção com estudantes da Escola Municipal Maria de Magalhães Pinto na Estação do MOVE Pampulha. A proposta é que os próprios estudantes abordem as pessoas, sensibilizando-as com a entrega de informativos e flores amarelas, símbolos da campanha.

Nos dias 28 e 30, adolescentes que participam do programa Arte da Saúde apresentarão uma enquete teatral abordando o tema da campanha nos centros de saúde Confisco, Padre Maia e Trevo, respectivamente. Além da apresentação, os adolescentes também farão a entrega de informativos e flores amarelas aos pacientes das referidas unidades.

Venda Nova

Na região de Venda Nova, a mobilização ocorre no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Apolônia. Nesta sexta (24), haverá cinema comentado com a exibição do filme Divertidamente. No dia 31, serão realizadas, durante todo o dia, atividades lúdicas e educativas para as famílias, principalmente, aquelas que possuem crianças e adolescentes. As atividades terão a participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e de profissionais da área da Saúde.

Nordeste

A mobilização na região Nordeste será feita na quinta-feira (30), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Arthur de Sá. O grupo de Teatro de Mobilização Social apresenta a esquete “O medo e a coragem”, levando uma reflexão lúdica sobre o tema para os adolescentes do Projovem, crianças e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e demais usuários.

Onde denunciar

Conselhos Tutelares Regionais

Regional Barreiro: (31) 3277-8925

Regional Centro-Sul: (31) 3277-4757

Regional Leste: (31) 3277-4407

Regional Nordeste: (31) 3277-6122

Regional Noroeste: (31) 3277-7168

Regional Norte: (31) 3277-6655

Regional Oeste: (31) 3277-7008

Regional Pampulha: (31) 3277-7970

Regional Venda Nova: (31) 3277-5512

Plantão do Conselho Tutelar: (31) 3277-1912. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 18h às 8h. Atendimento 24 horas nos fins de semana e feriados.

Denúncias anônimas podem ser feitas também pelo DISQUE 100, que funciona 24 horas – inclusive nos fins de semana e feriados.

 

Por Portal Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: