Violência contra comunicadores será debatida pela Secretaria dos Direitos Humanos

De acordo com levantamento da Abert, quatro profissionais da comunicação foram mortos e 88 casos de violência foram registrados neste ano

A violência contra profissionais da comunicação no Brasil e mecanismos de denúncia e proteção dos profissionais vai ser tema de debate nesta segunda-feira (10), em Brasília.

A oficina ‘Violência Contra Comunicadores’ é promovida pela Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos. O evento contará com especialistas em direitos humanos, profissionais dos sistemas de justiça e segurança pública, além de comunicadores. A pauta é buscar a identificação de quando e em quais momentos os jornalistas, radialistas, fotógrafos e blogueiros correm risco de sofrer algum tipo de violência.

Medidas protetivas vão ser propostas para evitar a violação dos direitos profissionais e da liberdade de imprensa. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) é uma das convidadas da oficina, que vai apresentar o relatório anual sobre violação da liberdade de expressão feito pela entidade.

De acordo com o estudo, até setembro deste ano, quatro profissionais da comunicação foram assassinados. Além disso, 88 casos de violência não letal foram registrados contra jornalistas. No mesmo período do ano passado, foram registrados 82 casos, ou seja, seis casos a menos que em 2018.

A.W

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar