Viola pode ser reconhecida como patrimônio cultural de Minas Gerais

viola

Nesta quinta-feira (14) vai ser apresentado para a o Conselho Estadual de Patrimônio Cultural de Minas Gerais (Conep), durante uma reunião especial no Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Liberdade, o dossiê de Registros dos “Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola em Minas Gerais. O intuito é o reconhecimento da viola como patrimônio cultural do estado.

Entre março de 2017 e janeiro deste ano o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) realizou um mapeamento da viola no estado. Ao todo foram recebidos mais de 1.300 cadastros com informações, feitos através de uma plataforma online. O mapeamento foi feito como parte da instrução do processo de Registro dos Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da Viola.

Caso seja aprovado pelo Conep, a viola passa a integrar o conjunto dos bens culturais reconhecidos como patrimônio de natureza imaterial do Estado como o Modo de Fazer o Queijo Artesanal da Região do Serro e a Comunidade dos Arturos, de Contagem.

Os interessados em participar do Show Violas de Minas podem comparecer ao Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, amanhã, às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar