Em 2024 a AMIRT inicia novo programa, celebrando as personalidades notáveis
que contribuíram para o patrimônio do estado
O programa “Vidas Mineiras: História da Nossa Gente” tem como propósito destacar e celebrar a trajetória de personalidades marcantes que contribuíram e contribuem significativamente para o desenvolvimento e a cultura do estado de Minas Gerais. Por meio de relatos detalhados e entrevistas, a iniciativa busca resgatar e preservar as histórias inspiradoras.
“Vidas Mineiras” não apenas homenageia, mas também serve como uma fonte de inspiração para as gerações presentes e futuras. O programa destaca a história do participante, valores como dedicação, resiliência, inovação e comprometimento.
Nesse primeiro programa, temos a honra de apresentar a história do renomado escultor de Lagoa Santa, Celso Vieira.
História:
Nascido em Lagoa Santa no ano de 1944, Celso Vieira é filho de dona Maria Vieira dos Santos e Raimundo Marinho do Santos. Desde cedo, seu pai, um carpinteiro nascido em Vespasiano, despertou nele o interesse pela madeira.
Aos 24 anos, Celso casou-se com dona Neusa. O casal teve 11 filhos, e atualmente, já perderam a conta dos netos e bisnetos, estimando que tenham cerca de 20 netos e seis bisnetos.
As esculturas de Celso Vieira abrangem desde artistas famosos e imagens de santos até animais e grandes monumentos, além de mesas e cadeiras de design, todas esculpidas em madeiras como peroba, jequitibá, jacarandá, ipê, entre outras.
Uma de suas esculturas mais marcantes foi a do pai da paleontologia brasileira, Peter Wilhelm Lund, conhecido como Peter Lund. Essa obra, esculpida no tronco de um pequi, foi doada pelo artista a um museu na Dinamarca, país de Lund. Na ocasião, Celso recebeu em sua residência o cônsul do país, em agradecimento pela obra que posteriormente foi encaminhada para o museu em Copenhagen.
Celso continua sua produção artística. Ao longo dos anos, Celso construiu um museu em sua residência, onde abriga diversas obras, verdadeiras relíquias, um tesouro em madeira com histórias singulares.
“Vidas Mineiras: História da Nossa Gente” orgulha-se de apresentar a vida e obra de Celso Vieira, um exemplo vivo do talento e da riqueza cultural que permeiam a história de Minas Gerais.