VIDA E SAÚDE: Mais dicas de saúde para o homem de meia idade

Se mantenha hidratado

Apesar de ser algo essencial para a nossa sobrevivência, beber a quantidade de água recomendada – no mínimo 2 litros por dia – é um sacrifício para muitas pessoas. A água faz parte de diferentes processos do organismo, sendo fundamental para regular a temperatura corporal, auxiliar a digestão e melhorar o funcionamento dos rins e a circulação sanguínea. Para não esquecer de beber água, tenha sempre uma garrafa de água próxima de você ou programe alertas no celular.

Pare de fumar (ou nem comece)

O tabagismo é uma doença que traz muitos malefícios à saúde. Além de ser responsável por seis milhões de mortes por ano no mundo, é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como câncer, problemas cardíacos e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Previna o câncer de próstata com visitas ao urologista

A visita ao urologista é fundamental a partir dos 40 anos para exames de rotina. Essa avaliação é necessária para prevenir o câncer e problemas da próstata. Homens com mais de 50 anos – ou aos 45 quando tiver casos de câncer na família – precisam marcar consultas com o especialista anualmente.

Saúde mental também importa

Manter a saúde mental é fundamental em qualquer fase. Assim como cuidar do corpo físico, a atenção ao estado psicológico pode influenciar muito a qualidade de vida. É muito comum que homens ignorem os sinais de transtornos como ansiedade e depressão – o que dificulta os

diagnóstico e tratamento. Fique atento a sintomas como estresse contínuo, tristeza, cansaço extremo e falta de disposição para realizar atividades comuns. Buscar ajuda não significa fragilidade!

Postado originalmente por: Manhuaçu News

Pesquisar