No final da manhã de hoje(24), todos os postos de gasolina de Viçosa já não mais disponibilizavam combustíveis para o cotidiano da cidade. O fato é um reflexo da greve de caminhoneiros que vem se estendendo desde a última segunda-feira(21).
Com isso, uma série de serviços do município já sofrem remanejamento. A Prefeitura e os órgãos responsáveis por grandes demandas emitem constantemente notas atualizando a situação do uso de transporte em cada repartição.
Frotas de transporte coletivo
A empresa responsável pelo transporte coletivo público de Viçosa Viação União, emitiu ontem(23) um comunicado oficial informando sobre a atual situação do funcionamento das frotas de ônibus na cidade. Em decorrência à escassez de Disel que já se instala na empresa, serão cortados horários de reforços das linhas. A medida acontece como reflexo da greve dos caminhoneiros onde o reabastecimento do posto particular da viação não foi possível pelo impedimento do ir e vir de caminhões de carga nas estradas da região.
Leia a nota oficial emitida pela Viação União na íntegra:
“É com muita preocupação que a Viação União Ltda avisa ao público usuário, que em virtude da falta de óleo diesel em todo o estado, devido à greve dos caminhoneiros, avisamos que em primeira mão serão cortados os horários de reforços de todas as linhas, até que seja normalizado o fornecimento de combustível pelas distribuidoras, bem como, o término da greve dos caminhoneiros.
Tal medida é para evitar a parada TOTAL dos ônibus.
Contamos com a compreensão de todos os usuários do transporte coletivo urbano em Viçosa (MG).”
Viagens municipais para tratamento de saúde
A Prefeitura de Viçosa informou que a partir de hoje(24), as viagens para tratamento de pacientes em outras cidades com carros da frota do Executivo serão parcialmente suspensas.
A secretaria de Saúde vai priorizar o transporte de pacientes oncológicos e transplantados. Em caso de desabastecimento total, a prefeitura vai ceder passagens de ônibus intermunicipais para esses pacientes.
Os demais pacientes que possuem procedimentos marcados em outros municípios devem procurar a secretaria de Saúde a partir da próxima segunda-feira (28) para reagendamento. A medida se dá em decorrência à falta de combustível na cidade que não vêm sendo reabastecida desde o inicio da greve dos caminhoneiros.
Manutenção das estradas rurais
Também foi comunicado no dia de hoje, que a Prefeitura irá interromper a manutenção de estradas rurais em virtude da falta de combustível. A Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural informou que os trabalhos estavam em andamento nas comunidades de Arrudas, Pau de Cedro, Cascalho, Santa Teresa, Paula e Silêncio e seriam iniciados nas comunidades de Paraíso e Deserto.
De acordo com a nota do Executivo, todos os postos licitados pela Prefeitura que fornecem o combustível necessário para o funcionamento das máquinas agrícolas estão totalmente desabastecidos. A manutenção terá continuidade quando for possível abastecer as frotas.
Coleta de lixo na cidade
O SAAE informou que, devido à falta de combustíveis. os serviços de coleta de recicláveis e novas ligações de água e esgoto estão a partir desta, data temporariamente paralisados. Veja a nota na íntegra.
“O SAAE informa que, devido à falta de combustíveis, os serviços de coleta de recicláveis e novas ligações de água e esgoto estão temporariamente paralisados, atendendo em regime de emergência apenas vazamentos de água e esgoto.
Se a situação persistir, a COLETA DE LIXO COMUM poderá ser paralisada à partir de domingo, dia 27.
A autarquia pede à população que diminua, o máximo, a quantidade de lixo produzida e reitera seu compromisso de transparência com os usuários.
Contamos com a colaboração de todos.
Informações: 3899 5600
O SAAE agradece.”
Polícia Militar
Em contato com a Polícia Militar de Viçosa, nossa equipe de reportagem foi informada que a falta de combustível no município não irá afetar o trabalho dos oficiais. Isso porque, a PM possui um posto orgânico no interior do quartel onde as viaturas são abastecidas. A quantidade de combustível disponível é suficiente para a continuidade do trabalho e as viaturas seguem suas rotas normais pelas ruas da cidade.
Postado originalmente por: Rádio Montanhesa