Viçosa confirma primeiro caso do vírus H3N2

Amostras de pacientes com sintomas gripais foram encaminhadas a Funed, onde confirmaram o H3N2

O primeiro caso do vírus de influenza H3N2 foi confirmado em Viçosa, na Zona da Mata mineira, nesta quinta-feira (23). A variante foi a principal responsável por surtos da gripe no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador recentemente. Conforme a prefeitura, amostras de pacientes com sintomas gripais e testes negativos para Covid-19 foram investigados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Assim, a Vigilância Epidemiológica recebeu o resultado com a confirmação de caso positivo para o vírus H3N2.

Em nota, a prefeitura informou que o influenza pode ser prevenido da mesma forma que o coronavírus, com distanciamento, uso de máscara e higiene das mãos. O Executivo tambem destacou que, embora possua letalidade menor que a Covid-19, o H3N2 tem mais chances de evoluir para casos graves em grupos de risco. A prefeitura pediu ainda que a população tome cuidado e reforce as medidas de segurança durante as festas de fim de ano.

Vale destacar que a vacina contra a influenza está sendo disponibilizada para a população, nos dias e locais da imunização contra o coronavírus, para pessoas maiores de 12 anos que não se vacinaram contra a gripe neste ano. O vírus H3N2 circula desde 1960, mas sofreu uma nova mutação que foi descoberto recentemente, na Austrália. A imunização para essa linhagem do vírus não foi incluída na vacina fornecida atualmente.

 

Pesquisar