Viçosa amplia rede de serviços de alta complexidade para tratamento da obesidade

Viçosa será referência macrorregional de alta complexidade na assistência a pessoas diagnosticadas com obesidade. A habilitação do serviço consta na Portaria federal  nº 3.529, assinada pelo Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello no dia 17 de dezembro. Segundo o documento, o Hospital São Sebastião irá executar o serviço, mantido com recursos do Fundo Nacional de Saúde e o plano orçamentário passa a valer a partir do mês que vem.
A conquista para o município começou a ser estruturada em 2019, quando um convênio pioneiro na região, firmado entre a Prefeitura e o Hospital São Sebastião, permitiu o início da realização de cirurgias bariátricas custeadas pelo Sistema Único de Saúde. Para o Secretário de Saúde, Marcus Schitini, a habilitação é um reconhecimento do trabalho em equipe, que elaborou o projeto e enviou a documentação necessária para o Ministério da Saúde. “Atualmente, temos 5 serviços de alta complexidade sendo oferecidos em Viçosa. Com mais essa opção, nos tornamos referência em saúde e passamos a atender melhor a população”, afirma.
A Diretora Administrativa do Hospital São Sebastião, Ildamara Menezes, espera expandir ainda mais os serviços: “operamos com 95% da nossa capacidade, e buscamos mais serviços de alta complexidade para atender a comunidade de Viçosa e região, de forma humanizada”.
Para realizar a cirurgia bariátrica pelo SUS, o paciente precisa seguir os protocolos de encaminhamento do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE-Viçosa). As etapas incluem consulta médica, indicação da cirurgia mediante comprovação de necessidade, além de acompanhamento com equipes multiprofissionais. Equipes do CEAE e do ambulatório do Hospital São Sebastião, coordenados pelo Dr. Daniel Medrano.
O documento completo, com as informações sobre os serviços de alta e média complexidade, está disponível AQUI.

O post Viçosa amplia rede de serviços de alta complexidade para tratamento da obesidade apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Pesquisar