Vereadores aprovam área para o Corpo de Bombeiros na reunião itinerante do bairro Canaã

A reunião itinerante ocorrida na noite da última quarta-feira (24) no bairro Canaã uniu o útil ao necessário. A maioria dos vereadores compareceu à sessão extraordinária que foi sediada no prédio do Grupo Salva Vidas, uma comunidade terapêutica que atua há mais de 20 anos na cidade de Uberlândia com o tratamento para dependentes químicos e também no atendimento escolar para o ensino infantil. A reunião marcou a necessidade de trazer os trabalhos do legislativo para uma região distante, a Oeste da cidade, onde moradores tem mais dificuldade de acompanhar presencialmente as votações e deliberações do parlamento municipal.

Os trabalhos de ontem tiveram um foco principal, que foi a votação do PL 943/2019, de autoria do prefeito municipal, o qual autorizou o município de Uberlândia a conceder uma área total de mais de 98 mil metros quadrados ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para implantação de um pelotão da corporação na região Oeste e do primeiro Centro de Treinamento na cidade. O Coronel André Casarim do 5º BBM explicou que a região tem cerca de 160 mil habitantes e o trabalho de resgate e socorro por meio do 193 pode ser comprometido pela demora dos carros de se chegar ao local. O coronel explicou também que realizou um trabalho conjunto com o Executivo para viabilização de uma nova área para o Corpo de Bombeiros na região. A mesma já havia sido beneficiada com um pelotão, mas o mesmo foi fechado e desde quando assumiu o Batalhão, em fevereiro de 2017, o Cel. Cesarim disse que não vem medindo esforços para aquisição de um novo espaço.

O tamanho da área e as edificações já existentes foram fundamentais para o funcionamento tanto do pelotão quanto do Centro de Treinamento, que será o quarto em todo estado. A corporação já recebeu também do Ministério Público recurso na ordem de R$ 180 mil os quais serão destinados para reforma dos prédios. O Cel. Cesarim disse que os militares necessários para compor o pelotão serão remanejados dos demais instalados na Rondon Pacheco, no Centro e no bairro São Jorge. As novas instalações serão necessárias também para abrigar projetos como as Brigadas de Incêndio, curso de Primeiros Socorros e de Bombeiros Mirins que atenderão a população da região.

O vice-líder do governo, vereador Wender Marques (PSB), pediu inversão da pauta para abrir o grande expediente. O projeto foi aprovado por 16 votos favoráveis na primeira discussão e 17 na segunda. Os demais vereadores que não compareceram justificaram as ausências. Após a aprovação, a maioria dos vereadores falou na tribuna e parabenizaram a iniciativa do projeto. Outros, porém, cobraram que as ações de viveiros de peixes, realizadas pela Ferub, nas áreas as quais foram doadas fossem continuadas pela Secretaria Municipal de Agropecurária.

Sessão Solene – Homenagem às comunidades terapêuticas

Ainda durante a sessão extraordinária ocorrida no bairro Canaã, o presidente da Câmara, vereador Hélio Ferraz – Baiano, abriu sessão solene para homenagear as comunidades terapêuticas do município pelos 50 anos de atuação no Brasil. Ao todo foram 11 comunidades homenageadas. O pastor Marco Antônio Siqueira, do Grupo Salva Vidas, falou em nome das demais entidades, lembrou que atualmente o grupo atende, além de dependentes químicos, 950 crianças ao todo no ensino infantil, sendo duas creches no bairro Canaã e uma no Monte Hebrom. Ele lembrou a história das comunidades terapêuticas no país de perseguição e preconceito e enfatizou que dependentes reabilitados podem contribuir para a sociedade. “Uberlândia é um exemplo para o Brasil inteiro no projeto terapêutico”, disse ao citar a importância do apoio da prefeitura para o avanço das ações. Ele criticou, porém, a burocracia e as incansáveis vistorias técnicas exigidas que dificultam as entidades de se sobressaírem.

O final da sessão foi marcado por relatos de ex-dependentes químicos, músicas e apresentações.

Fonte: Câmara Municipal de Uberlândia

Postado originalmente por: Rádio América – Uberlândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: