No acumulado do ano, o maior impacto pela alta veio do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
As vendas no varejo do mercado brasileiro avançaram 2,3% em 2018, segundo dados divulgadas pelo IBGE nesta quarta-feira (13). O resultado é o melhor apresentado pelo Instituto desde 2013.
Apesar do resultado expressivo, as duas altas seguidas, de 2,1% em 2017 e 2,3% em 2018, não foram suficientes para compensar as perdas de 2015 e 2016. O setor ainda está 7% abaixo do patamar em que operava em 2014.
Ou seja, apesar do crescimento acumulado de 4,4% nos últimos dois anos, o setor ainda não se recuperou da queda de 10,3% sofrida nos anos anteriores.
Mesmo com o desempenho positivo registrado no ano passado, em dezembro, o setor ainda apresentou um recuo de 2,2%, na comparação com novembro. Na retração do último mês de 2018, cinco das oito atividades analisadas pelo instituto apresentaram comportamento negativo.
Os recuos que mais influenciaram em dezembro, na relação com o mês anterior, vieram dos artigos pessoais e domésticos, com recuo de 13,1%; dos móveis e eletrodomésticos, com recuo de 5,1%; e dos tecidos, vestuários e calçados com queda de 3,7%. Os três segmentos, porém, apresentaram alta no mês novembro.
No acumulado do ano, o maior responsável pela alta de 2,3% foi o setor hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. O maior impacto negativo veio dos combustíveis e lubrificantes, com recuo de 5%.
Por Juliana Gonçalves