O sedentarismo e a repetição de atitudes que causam danos à saúde podem ocasionar vários problemas no futuro. É preciso anos até que os maus hábitos tenham impacto negativo à saúde, afirma o cardiologista, Guilherme Sangirargi. Porém, se as atitudes incorretas fizerem parte do cotidiano logo cedo, além do risco à saúde, existe ainda a dificuldade de mudanças.
Confira a lista dos hábitos negativos:
O sedentarismo está ligado a dores de coluna, uma menor capacidade do organismo se proteger de infecções, além do aumento ao risco de depressão e doenças cardiovasculares. Quem toma sol em excesso tem um sério risco de câncer de pele.
A baixa escolaridade, ou melhor, parar de aprender é um fator de risco para o Alzheimer. Quem não cuida da postura acaba sobrecarregando a coluna. Este hábito pode gerar dores lombares e em outras regiões das costas e favorecer a problemas futuros.
Outro fator prejudicial à saúde é dormir mal, principalmente por anos e anos, causando problemas no cérebro e também riscos de desenvolver hipertensão e problemas cardiovasculares. Agora, para os comprometidos, não cultivar os relacionamentos acaba resultando em isolamentos sociais no futuro, o que não faz bem ao organismo.
Para os amantes de sapatos, é preciso usá-los de maneira confortável, e evitar o uso de saltos altos por mais de três horas por dia, para que não ocorram mudanças nos formatos dos pés, como os joanetes.
O abuso do açúcar em longo prazo também é perigoso para a saúde, sendo um dos principais motivos do diabetes tipo 2. Além disso, comer alimentos processados como biscoitos e refrigerantes podem estar ligados a uma incidência elevada de câncer.
Já as mulheres devem ficar atentas à retirada da maquiagem antes de dormir. Pois dormir com maquiagem, além de impedir que a pele respire, dificulta a renovação natural da pele. Os jovens devem cuidar dos ossos para que resistam na terceira idade.
Os jovens que cometem alguns desses erros devem ter atenção para não comprometer o futuro. Mas além do jovem, cabe a qualquer um cuidar de sua saúde, para evitar danos com o tempo, como alegam especialistas.