Vazante vai realizar a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

O governo municipal está convidando toda a comunidade para a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Vazante, que será realizada nesta quarta-feira (20), na Câmara Municipal. A conferência está sendo implantado a partir deste ano em todos os municípios da região.

O tema do evento, que terá início às 7h30, é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Haverá grupos de debates com temas correlacionados para formalização de propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde Mental, que acontecerá de 19 a 20 de maio, em Belo Horizonte.

Vazante conta com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), órgão encarregado de atender pessoas com sofrimento psíquico ou transtornos mentais. Bastante ativo, o CAPS atua em consonância com as novas políticas de inclusão dessas pessoas no meio social, que não recorrem mais a internações dos pacientes em clínicas psiquiátricas e manicômios.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o CAPS/Vazante tem cerca de 2.600 prontuários de pacientes ambulatoriais na especialidade de psiquiatria e atendeu mais de 70 pacientes em regime de permanência intensivo e semi intensivo no ano passado.

O principal objetivo da Conferência Municipal de Saúde Mental é buscar formas de garantir e fortalecer os serviços da atenção psicossocial por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

As informações são da Rádio Montanheza, associada AMIRT. 

Foto: Divulgação/Pixabay

Pesquisar