Vara de Execuções informatiza procedimentos garantindo agilidade para processos em Divinópolis

Divinópolis realizou no início da tarde de hoje, 2 de março, uma solenidade para marcar a conclusão da implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) na comarca. O evento, realizado no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Doutor Manoel Castro dos Santos, contou com a presença de magistrados e servidores do Judiciário mineiro, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), da Defensoria Pública, do Ministério Público e das Polícias Civil e Militar de Minas Gerais.

noticia3-seeu-divinopolis.jpg
Os juízes Marcelo Paulo Salgado (2° à esq.), diretor do foro de Divinópolis, Thiago Colnago Cabral (3º à esq.) e Francisco de Assis Corrêa (4º à esq.) e o desembargador Antônio Carlos Cruvinel (ao centro) estiveram entre as autoridades presentes à cerimônia

“O SEEU agiliza o exame para reconhecimento e deferimento dos direitos dos presos. O sistema efetua tarefas que, até o momento, eram manuais e frequentemente emperravam os procedimentos, como cálculos e o lançamento de dias remidos”, destacou o desembargador Antônio Carlos Cruvinel, que representou na solenidade o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Geraldo Augusto.

 

Para o magistrado, com a emissão de alertas e outras funcionalidades, resolve-se a parte material da execução penal e a justiça criminal adentra na era cibernética e na agilidade dos tempos atuais. “O juiz não precisa mais conferir o processo todo dia e mesmo assim pode dar uma resposta tempestiva, simples e direta para os presos. A situação merece atenção, pois no segundo grau já deparei com casos de pessoas que aguardavam há anos seus benefícios”, disse. 

 

O desembargador contou que tem um vínculo afetivo com a comarca, onde foi juiz por três anos, na década de 1980, e lecionou na Faculdade de Direito do Oeste de Minas de 1981 a 1991. “Aqui fui distinguido como cidadão divinopolitano honorário. Nesse polo de convergência, me senti plenamente integrado à comunidade jurídica e acadêmica”, afirmou, acrescentando que a tecnologia vai aperfeiçoar os trabalhos na comarca.

 

Ele lembrou, ainda, que o SEEU elimina os autos físicos, liberando espaço nas secretarias e gabinetes e reduzindo gastos com a locação de prédios para arquivos. O magistrado comentou, ainda, que a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, ressaltou a necessidade de um cadastro nacional da população carcerária, “objetivo que, com essa ferramenta, se torna mais viável”.

noticia5-seeu-divinopolis.jpg
A partir desta data, os presos e pessoas em cumprimento de pena serão acompanhados por um sistema inteligente

Para o juiz auxiliar da Presidência do TJMG Thiago Colnago Cabral, a expansão do SEEU mostra o esforço do Tribunal para incrementar a eficiência do Poder Judiciário no sistema prisional. O magistrado destacou que a tramitação eletrônica garante que ninguém ficará preso além do tempo devido. Ele ressaltou ainda o fato de o sistema ser aberto e pronto para se integrar a outros, como os das polícias.

 

Momento Crucial

 

O juiz titular da Vara de Execuções Criminais e da Infância e da Juventude, Francisco de Assis Corrêa, contou que Divinópolis foi uma das últimas comarcas grandes a instaurar o SEEU.

noticia4-seeu-divinopolis.jpg
O juiz Francisco de Assis Corrêa ressaltou o esforço dos servidores e a expectativa de melhora na prestação jurisdicional

Ele avalia que a implantação aconteceu em um momento crucial, lembrando que a Vara de Execuções e a Vara da Infância e da Juventude recebem processos de natureza urgente. “Com o novo sistema, passamos a ter mais tranquilidade, segurança e organização na forma de trabalhar. O sistema não comete erros se for alimentado da forma correta”, ressalta.

noticia2-seeu-divinopolis.jpg
Mudança no espaço físico foi um dos ganhos para a equipe

Ainda segundo o magistrado, o fato de advogados e promotores terem acesso aos processos gerou um alívio no balcão de atendimento. “A poluição visual diminuiu 50%”, conta. O juiz relata que a equipe de cinco servidores, com a ajuda de quatro estagiários, mobilizou-se e trabalhou horas a mais para dar conta de transferir os dados do papel para o SEEU. “Nunca vi tanta mobilização de servidor, tanto empenho por uma causa. Considero esse empreendimento um sucesso”, comemora. 

noticia-seeu-divinopolis.jpg
Mudança vai tornar ambiente mais agradável e gestão dos processos de execução mais eficiente

Sistema

 

De uso simples e intuitivo, o SEEU facilita o controle processual da execução da pena. A ferramenta emite avisos eletrônicos ao juiz, indicando os processos que cumprem os requisitos para a concessão de algum benefício. Assim, reduz-se o risco de haver atrasos na observação dos prazos, pois as informações processuais estão permanentemente atualizadas. Ao mesmo tempo, eliminam-se tarefas manuais, libera-se espaço nas secretarias, com a digitalização dos autos, e reduz-se o consumo de papel. Assim, a organização dos espaços se altera completamente, criando um ambiente mais agradável e limpo nas secretarias.

 

O SEEU é considerado um novo paradigma no sistema de justiça criminal e sua expansão pelas diversas comarcas mineiras é uma das políticas prioritárias da atual gestão do TJMG. O sistema começou a ser implantado no Judiciário mineiro, como formato piloto, em agosto de 2016, na Comarca de Governador Valadares.

 

Fonte: TJMG

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar