Vale desloca moradores de Nova Lima e Ouro Preto por causa de barragens

A Vale comunicou que 75 pessoas que moram próximo de cinco barragens em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte, e Ouro Preto, na região Central, serão retirados de suas casas nesta quarta-feira (20). No último sábado (16), a Vale já havia evacuado famílias do distrito de Macacos, em Nova Lima, após o nível da barragem aumentar.

De acordo com o tenente coronel da Defesa Civil Estadual, Flávio Godinho, todos os moradores serão levados para hotéis nas respectivas cidades. O coronel também explicou que vai participar de uma reunião com a mineradora.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que não houve alteração do nível de segurança da barragem e que permanecem no nível 1 de alerta.

De Brasília, onde cumpre agenda no Fórum de Governadores, Romeu Zema afirmou que recebeu com preocupação o comunicado da Vale e que já determinou que a Coordenadoria de Estado da Defesa Civil tome as medidas necessárias com a empresa.

Zema ainda comentou que “após a tragédia em Brumadinho, o governo vai fazer tudo que estiver em seu alcance para preservar a vida das pessoas”.

Nota emitida pela Vale  

A Vale informa que, dando continuidade ao processo de descomissionamento da barragem a montante de Vargem Grande, anunciado em 4 de fevereiro no Fato Relevante ‘Vale informa sobre decisão de paralisação temporária das operações do Complexo de Vargem Grande’, nesta quarta-feira (20/2), a Vale coordenará com as autoridades a realocação das pessoas situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da referida barragem.

A Vale informa, também, que iniciou a preparação para a realocação das pessoas nas ZAS associadas ao descomissionamento das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, que fazem parte das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, conforme o plano de aceleração de descomissionamento anunciado no Fato Relevante ‘Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante’ do dia 29 de janeiro.

Estas quatro barragens inativas estão localizadas no entorno da mina de Fábrica, cuja produção será mantida através do processamento a seco, com um impacto estimado de perda de aproximadamente 3 Mtpa em 2019.

Por: Victor Veloso 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar