Vacina que protege contra várias doenças continua em falta nos postos de saúde

Doses da vacina pentavalente que protege contra várias doenças, continuam em falta nas unidades de saúde públicas. Em razão disso, os pais encontram dificuldades para imunizar os filhos. A vacina está sem estoque em todo o país desde julho passado, quando o Ministério da Saúde reprovou um lote importado de doses.

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização teria sido adquirida da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), no entanto, as doses foram reprovadas em testes de qualidade. Além disso, conforme alega o ministério, não há disponibilidade da pentavalente no mundo, e o Brasil adquire a dose da Opas, uma vez que não existe laboratório produtor no país.

Quem não conseguir a dose em uma unidade pública pode procurar a rede particular. No entanto, o valor da dose é salgado e chega a R$ 250. Como são necessárias três doses, os pais terão que desembolsar R$ 750 para imunizar os filhos. No entanto, a pentavalente deve estar de volta às unidades de saúde pública ainda neste mês e a situação deve se normalizar. De acordo com a Prefeitura, o quadro de Divinópolis é o mesmo do restante do país, ou seja, estoque vazio.

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria da gripe tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

O post Vacina que protege contra várias doenças continua em falta nos postos de saúde apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Pesquisar