UTIs pediátricas registram 100% de ocupação na Grande BH

Hospitais estaduais e municipais da Grande BH registraram lotação próxima ou igual a 100% em leitos de UTI pediátrico; Fhemig e PBH prometem mais leitos nas próximas semanas

Hospitais estaduais da Grande Belo Horizonte registraram, nessa quinta-feira (23), 100% de ocupação nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), de acordo com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

O Hospital Infantil João Paulo II, que pertence à Rede Fhemig, conta com 16 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e 120 leitos de enfermaria, e registrou 95% de ocupação dos leitos de enfermaria e 100% de terapia intensiva.

Em função da lotação dos leitos, a Fhemig afirma que está tomando as providências para abrir, no próximo mês, mais 10 leitos de UTI pediátrica para atendimento no Complexo Hospitalar de Urgência.

“Quanto ao pronto atendimento do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), o tempo de espera pode ser maior para casos de menor complexidade, o que tem ocorrido em vários serviços de saúde da rede pública e privada. Vale ressaltar que grande parte desses atendimentos não demanda internação”, explica, o órgão.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) hospitais da rede pública municipal alcançaram 95% de lotação, sendo 101 leitos de UTI pediátricos e 141 em UTIs neonatais em função do crescimento do diagnóstico de doenças respiratórias.

A Prefeitura de Belo Horizonte informa, também, que há perspectivas de ampliação do número de leitos de UTI neonatal e pediátricos nas próximas semanas.

Nota da PBH

A PBH informa, em nota, que a taxa de ocupação dos leitos de UTI Pediátrico e UTI Neonatal se mantém entre 90% e 95%. No total, considerando também enfermaria, são 505 leitos de pediatria na capital.

Considerando dados da Central de Internação de Belo Horizonte, neste momento há 18 pacientes pediátricos (de 0 a 14 anos) aguardando por leito de internação (UTI pediátrica e UTI neonatal). Destes, 8 são residentes de outros municípios. É importante esclarecer que este número é dinâmico.

Cabe ressaltar que o total de leitos abrange diferentes patologias. Portanto, a busca é direcionada para a necessidade específica de cada paciente.

É importante esclarecer que todos pedidos de internação passam pela CINT. O sistema é dinâmico e funciona 24 horas por dia, sete dias da semana. Quando a solicitação chega à Central de Internação, o quadro clínico do paciente é avaliado por um médico regulador e, de acordo com a disponibilidade de vagas, o paciente é encaminhado para o hospital.

A CINT faz busca ativa em todos os hospitais que atendem à Rede SUS-BH para definir as transferências. Para a liberação da vaga, são utilizados critérios de prioridade que incluem gravidade e leito disponível. O tempo de espera varia de acordo com a especialidade do leito e a especificidade do caso.

Nota da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que há 580 leitos de UTI neonatal e 236 de UTI pediátrica do Sistema Único de Saúde no estado. Os dados tem como fonte os sistemas de informação do Datasus (Cnes e SIH) consultados em 23/3/2023.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI neonatais foi de 71,7% em janeiro de 2023 e de UTI pediátricas foi de 56% no mesmo período, últimos dados disponíveis nos sistemas de informação do Datasus (Cnes e SIH), consultados em 23/03/2023. Os dados dos meses de fevereiro e março de 2023 ainda estão em processamento.

As informações são da Itatiaia.

Foto: Fhemig.

Pesquisar