Uso de máscara volta a ser obrigatório em Poços de Caldas

A Prefeitura de Poços de Caldas divulgou um decreto em que volta a ser obrigatório o uso de máscara em ambientes fechados a partir desta segunda-feira (13). A medida foi publicada pela prefeitura no fim da última semana como medida de prevenção à doença.

A máscara passa a ser exigida em ambientes coletivos, total ou parcialmente fechados, transporte público e transporte escolar. Considera-se ambientes coletivos, total ou parcialmente fechados, aqueles que, sendo de acesso ao público e no qual permaneçam mais de duas pessoas simultânea, possui estrutura total ou parcialmente fechada por teto, toldo, telhado ou similar, de forma permanente ou parcial.

O uso de máscara de proteção individual, cobrindo boca e nariz, em ambientes abertos continua sendo recomendado, especialmente para idosos, indivíduos que possuam comorbidades ou doenças imunossuprimidas ou que não estejam com o esquema vacinal completo, cabendo a cada pessoa ou responsável legal, dispor sobre a sua utilização.

Pessoas com sintomas gripais, também devem manter a utilização de máscara tanto em locais fechados, quanto abertos.

O Comitê COVID-19 ressalta que as empresas poderão redigir normativas próprias a respeito do uso de máscara em ambientes abertos, cabendo a empresa a fiscalização.

Os estabelecimentos comerciais, empresas e instituições públicas ou privadas deverão incentivar e promover o cumprimento da resolução, realizando a fixação de cartazes informando a obrigatoriedade da máscara.

A secretária-adjunta de Saúde destaca a necessidade da medida neste momento. “Com a queda nas temperaturas notamos um aumento nos casos de síndromes gripais. Mediante das análises diárias dos indicadores epidemiológicos, o Comitê COVID-19 determinou a utilização de máscara em todos os locais fechados. Outras medidas de segurança que devem ser mantidas são a higienização das mãos com álcool em gel e evitar aglomeração.”

A Vigilância Epidemiológica junto ao Comitê COVID-19 segue monitorando os indicadores epidemiológicos na cidade.

As informações são do portal Tv Onda Poços – Associada Amirt

Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

Pesquisar