Usiminas leva multa por poluição sonora em Ipatinga

A Polícia Militar de Meio Ambiente penalizou a indústria Usiminas no valor de R$7.515 por poluição sonora, na cidade de Ipatinga, região do Vale do Aço. Porém, o Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) pode aumentar o valor para R$500 mil.

A denúncia foi feita para as autoridades por moradores locais, informando que no último fim de semana houve barulho intenso, principalmente no turnos da noite e de madrugada. Os agentes da Polícia foram até o local e fiscalizaram as medições de decibéis na região, que passaram do limite permitido por lei e é caracterizado como crime ambiental.

A empresa siderúrgica informou em nota que a emissão dos ruídos foi uma consequência da operação especial nos altos-fornos. Uma junta de dilatação da tubulação estava com um pequeno furo e ao expelir gás, a pressão omitia um barulho alto.

“Trata-se de uma atividade operacional, já encerrada, monitorada pelas equipes de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Produção e Manutenção, que não oferece riscos aos colaboradores, à comunidade e ao equipamento”, disse a nota.

Pesquisar