O mês de novembro é voltado a população masculina na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Caratinga, o sistema público de saúde se integra à campanha nacional para conscientizar os homens sobre a importância da consulta médica preventiva.
Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O médico da família que trabalha no distrito de Santo Antônio do Manhuaçu informa que todas as unidades de saúde fazem o exame de PSA através da coleta de sangue e estão orientadas a encaminhar pacientes que acusem alterações.
Mesmo com as constantes campanhas, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações dos órgãos de saúde. Anualmente, o Brasil registra cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo tumor. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.
Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG