Unidades de saúde passarão a acompanhar casos de Covid-19

A partir do dia primeiro de dezembro, o monitoramento dos casos Covid-19 será realizado pela Unidade de Saúde (ESF) de cada bairro.

O trabalho até então era realizado por uma Central (Call Center), montada no mês de março, para receber ligações sobre denúncias de desrespeito ao Decreto Municipal, quanto aos estabelecimentos e sobre pessoas que estivessem com sintomas de coronavírus. A partir das informações, as equipes de Vigilância em Saúde entravam em ação para o atendimento.

Com o nível de curva dos casos, os profissionais que atuavam na Call Center retornam para os respectivos locais de trabalho e, o monitoramento dos casos da Covid-19 ficará sob a responsabilidade de cada ESF.

A informação foi repassada pelo responsável da Call Center, Fernando Rocha aos enfermeiros quanto aos procedimentos que deverão ser adotados.

A capacitação abordou ainda como deverá ser o fluxograma, classificação de risco e prioridade, além do encaminhamento das pessoas suspeitas. O fornecimento do resultado do teste para a pessoa notificada, também obedecerá a todos os critérios e será de responsabilidade da Unidade de Saúde, seguindo a ética e postura profissional.

Os Agentes Comunitários de Saúde também estarão realizando a capacitação, com início nesta quarta-feira, 25, até o dia 27.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Postado originalmente por: Manhuaçu News

%d blogueiros gostam disto: