Unidade de Oncologia participa de estudo científico

Divulgação

Estudo científico internacional visa à implementação de novas tecnologias no tratamento do câncer. A Unidade de Oncologia da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) recebeu esta semana a aprovação para participar de um estudo científico internacional que visa à implementação de novas tecnologias no tratamento do câncer, informou a FSFX.

O estudo, que testa quimioterapia associada à radioterapia para câncer de pulmão avançado, será iniciado ainda neste mês. Dessa forma, o HMC passa a contar com uma opção terapêutica, moderna, disponível somente nos grandes centros mundiais de tratamento oncológico. “Desde 2018, participamos de oito estudos internacionais, sendo beneficiados diversos pacientes que tiveram acesso a medicamentos de alto custo e tratamentos de radioterapia de alta tecnologia”, diz o coordenador da Pesquisa Clínica da FSFX, Luciano de Souza Viana.

Para ingressar neste estudo, o departamento de radioterapia da Unidade de Oncologia foi avaliado pelo principal centro internacional de garantia da qualidade em radiações, a Quality Assurance Review Center (QARC), pioneira na acreditação de serviços de radioterapia participantes em ensaios clínicos. Sediada na Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos EUA, a QARC integra a Rede Nacional de Ensaios Clínicos, vinculada ao Instituto Nacional do Câncer dos EUA.

Conforme a fundação, esta é a segunda acreditação internacional que a Unidade de Oncologia recebe este ano. Recentemente, o departamento de radioterapia foi avaliado como o melhor serviço brasileiro em planejamentos e controle de qualidade de IMRT, em sistemas de planejamento Eclipse, da empresa Varian.

Postado originalmente por: Diário do Aço

Pesquisar