A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) retomam, de maneira remota, as aulas nesta segunda-feira (03). De acordo com as instituições, as aulas serão ministradas de forma virtual enquanto durar a pandemia, causada pela Covid-19.
Nas aulas online da UFMG, está proposto uma forma de ensino-aprendizagem que envolve processos avaliativos e que flexibilizam o regime acadêmico para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que desenvolve atividades acadêmicas curriculares com base pedagógica nas tecnologias digitais de informação e comunicação.
No Cefet, o mesmo modelo do Ensino Remoto também será aplicado, incluindo os cursos da educação profissional e tecnológica dos ensinos médio, graduação e pós-graduação, em todos os campus. Ainda não se tem previsão de retorno das aulas presenciais na instituição governamental.
Já na UFMG, as atividades presenciais estão suspensas até o dia 17 de agosto, mas esse prazo pode ser prorrogado, o que depende do andamento da pandemia e da liberação dos órgãos de saúde. A Federal chegou a ter aula em 2020 do dia 02 ao dia 18 de março.