O projeto “Aplicações de tijolos ecológicos de solo-cimento, fabricados com rejeitos de mineração e resíduos de construção e demolição, para construção de moradias de famílias de baixa renda – uma alternativa para o déficit habitacional”, aprovado no edital Paex 01/2019, busca promover a atuação da Engenharia Civil no âmbito social.
O objetivo do projeto é desenvolver tijolos a partir de rejeitos da construção civil e também de rejeitos de mineração. Após essa etapa, a ideia é repassar esse processo de fabricação para programas como a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).
Todo o trabalho realizado pelos bolsistas acontece no Laboratório de Materiais da Construção Civil. O responsável pela coordenação do local é o mesmo professor coordenador do projeto, o docente João Vicente Zampieron.
“Fazemos ensaios e testamos novos materiais para a indústria da construção civil; temos parcerias com empresas como a Ecoterm e também apoiamos órgãos como o Capp [Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos], que é uma entidade religiosa sem fins lucrativos”, comentou Zampieron sobre o trabalho realizado no laboratório.
Atualmente, a equipe do projeto está prestando suporte ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde o objetivo é organizar mutirões para a construção de casas populares. Para a realização dessa atividade, foi desenvolvida uma cartilha na qual se apresenta, passo a passo, o processo de fabricação dos tijolos, como também a forma de uso deles.
Os mutirões serão supervisionados pelos estudantes bolsistas e os tijolos disponibilizados de forma gratuita para o uso do Cras. No dia 24 de outubro, aconteceu, na sede do Centro de Referência de Assistência Social, uma reunião para discutir o trabalho realizado pelo projeto. Estiveram presentes representantes da Prefeitura de Passos, do Clube Lions e também dos assistentes sociais do Cras.
“É interessantíssimo ver a engenharia social acontecendo e poder fazer parte disso, levando o conhecimento às pessoas e quebrando preconceitos gerados pela falta do mesmo”, afirmou a estudante Vivianne Januário Correia, bolsista do projeto.
Via Folha da Manhã
O post UEMG produz tijolos ecológicos apareceu primeiro em .
Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro