UBS do Vale Verde recebe visita do Fiscaliza JF

O Fiscaliza JF, programa da Câmara Municipal, visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vale Verde na tarde desta quinta-feira, 12. O objetivo foi identificar problemas na UBS a fim de cobrar melhorias do Poder Executivo. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Luiz Otávio Fernandes Coelho – Pardal (PTC), e representantes do vereador Marlon Siqueira (MDB).

A UBS atende aos moradores de três bairros de Juiz de Fora, sendo referência para cerca de 12 mil pessoas. A Unidade, no entanto, há seis meses conta com só um médico. O profissional consegue atender cerca de 10 pessoas por dia, priorizando as demandas mais urgentes. Assim, fica inviável o acompanhamento dos moradores e a prevenção de doenças. Os moradores reclamam, ainda, da grande rotatividade de médicos, que dificulta a criação de vínculo entre os profissionais e as famílias.

Outro problema identificado na UBS é a falta de segurança. Para resolver a situação, os moradores solicitam a presença de guardas municipais no local e a iluminação da rua. Como observaram os servidores do Fiscaliza JF, os postes localizados em frente à UBS estão sem lâmpadas. Outras questões estruturais que precisam ser resolvidas são o defeito na descarga do banheiro masculino e a infiltração na sala de vacina. Além disso, os profissionais de saúde reclamam da ausência de medicamentos – em especial, da falta de fita glicêmica, que não é enviada à Unidade há mais de um ano.

Durante a visita, foram ouvidos representantes do Conselho de Saúde do Vale Verde, agentes de saúde e o médico que atende na UBS. Com as imagens e observações realizadas na visita, os servidores irão elaborar um relatório que será enviado ao Executivo. O objetivo é pedir informação sobre a situação do equipamento público, além de motivar que medidas sejam tomadas para melhoria da UBS.

Para fazer pedidos de fiscalização ao Fiscaliza JF, basta entrar em contato por meio do número 3250-2908, comparecer à Câmara Municipal ou fazer a solicitação pela internet.

Fonte: CMJF

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar