Uberabinha desiste de participar da Segunda Divisão do Mineiro

Clube alega falta de tempo hábil e atenção à saúde financeira para a desistência da disputa do Estadual

Durou poucos dias o desejo da Associação Esportiva Uberabinha em disputar a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2022. Menos de uma semana após anunciar a intenção de participar do estadual, o clube oficializou, nesta quarta-feira (25), ter desistido da empreitada. À Tribuna, o vice-presidente da agremiação, Sérgio Eduardo, o Dudu, afirma que a decisão foi tomada após reunião com investidores no Rio de Janeiro (RJ) pela falta de tempo hábil para os preparativos, além da ideia de não pular etapas e garantir a saúde financeira do Uberabinha.

Na última quinta-feira (19), o vice-presidente revelou à reportagem que já havia enviado as documentações necessárias para a Federação Mineira de Futebol (FMF). O preenchimento da vaga, no entanto, seria sacramentado apenas após a negociação de um valor entre o clube e os dois novos parceiros, que não tiveram os nomes revelados. A intenção era disputar o Estadual com um orçamento que viabilizasse a disputa pelo acesso ao Módulo II do Mineiro e, para isso, o Uberabinha não dispõe de recursos próprios.

Segundo Dudu, em reunião com investidores foi passado o valor que seria necessário para cobrir os gastos de toda a competição, incluindo salários de jogadores e comissão técnica, além dos custos com logística e para mandar partidas em Juiz de Fora. “Houve interesse dos investidores, mas não tinha tempo hábil. No futebol, as coisas não funcionam do dia para a noite”, diz o dirigente.

Para o vice-presidente, o clube poderia fazer um esforço financeiro e disputar o estadual. Entretanto, seria um risco para a saúde do clube. “Nós poderíamos muito bem, neste ano, entrar no campeonato profissional. Mas para ficar devendo e sujar o nome do clube… quando você fica com nome sujo e não consegue a certidão negativa (de débitos), passa a não conseguir lei de incentivo. E estamos pleiteando lei de incentivo neste ano”, conta.

Ao final da manhã desta quarta, o clube ainda emitiu nota oficial confirmando a decisão e agradecendo a todos que se manifestaram favoravelmente à disputa da Segunda Divisão. O Uberabinha ainda projetou para, “daqui a alguns anos”, disputar o estadual com recursos próprios sem comprometer a saúde financeira.

Disputa na base está confirmada

Ainda que tenha desistido do Campeonato Mineiro profissional, os empresários ainda vão apoiar o Uberabinha na disputa do estadual nas categorias sub-15 e sub-17, de acordo com Dudu. O dirigente revelou que os investidores, pelo acordo, terão prioridade no agenciamento de atletas do clube que não tiverem contrato com outro empresário. “Já temos alguns garotos com empresários (…). Os investidores vão ter direito sobre os outros jogadores a qualquer momento”.

Segundo o vice-presidente do Uberabinha, um dos empresários é um ex-atleta com atuação no Rio de Janeiro, enquanto outro investidor contatado pelo clube é de Portugal e já teria conhecimento do trabalho de base realizado pela agremiação juiz-forana. Apesar de contar com o apoio financeiro da dupla, Dudu ainda não projeta a disputa do Mineiro na categoria sub-20. “O projeto é entrar (na disputa do sub-20) no ano que vem. A ideia é pegar os meninos que vão estourar a idade (sub-17) neste ano e juntar com os que estouraram a idade no passado para criar uma base”.

As informações são do portal Tribuna de Minas 

Foto: Divulgação/Redes sociais

Pesquisar