Uberaba registrou 29 mortes e 428 novos casos de Covid-19 em abril

Abril já tem 29 mortes e 428 novos casos de Covid-19 em Uberaba. Ao todo, 19.662 casos foram confirmados na cidade desde o início da pandemia, sendo que 16.486 se recuperaram e outros 559 perderam a batalha para a doença. A taxa de letalidade está altíssima, em 2,81%, superando as médias tanto do Estado, em 2,22%, e do país, em 2,50%. As informações são da doutora em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Michelli Maldonado.

O fechamento da 13ª semana epidemiológica se deu no sábado (3), com mais recordes sendo batidos. “A semana 13 foi uma semana com 913 casos notificados e 58 óbitos confirmados, batendo novamente o recorde de óbitos. Em relação ao número de casos, menos que a semana anterior, mas ainda nada muito significativo”, avalia a matemática.

Ela afirma que o aumento no número de óbitos já era esperado, tendo em vista o aumento de casos nas semanas anteriores. Isso porque é este o ciclo da doença: o elevado número de casos aumenta o número de internações e, na sequência, o número de óbitos também cresce. Antes que seja perceptível queda no número de mortes é preciso que os indicadores anteriores, quais sejam o número de casos e o de internações, tenham queda significativa, o que ainda não aconteceu.

No entanto, a média de ocupação de leitos em Uberaba tem se mantido, “próximo de 270 pessoas hospitalizadas por conta da Covid-19”, explica a matemática. “A variação da média móvel segue em tendência de alta 9 dias. Assim como a taxa de transmissibilidade com a média de sete dias acima de 1. Outro indicador em alta é o número de casos ativos, com 2.596 pessoas que ainda podem transmitir a doença”, pontua Maldonado. Atualmente, a taxa de transmissibilidade está em 1,01, equivalente à média de sete dias. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar