Turismo na macrorregião sul de Minas Gerais é tema de evento da AMM e Sebrae

Em Boa Esperança, “AMM nos municípios” volta a levar capacitação ao interior do estado, seguindo todos os protocolos necessários da onda verde do Minas Consciente

Boa Esperança, na macrorregião Sul de Minas Gerais, será anfitriã do primeiro “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”, no dia 20 de agosto, próxima sexta-feira, das 8h às 17h, no Espaço de Eventos Villa Minas. O evento seguirá, rigorosamente, todos os protocolos sanitários da onde verde em que se encontra a região. A nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae, debaterá o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do estado. O foco deste primeiro encontro será o fomento do turismo.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, reforça que Boa Esperança é um dos municípios que está na onda verde do “Minas Consciente” e, com isso, torna-se um ambiente seguro para a realização do evento. “Estávamos ansiosos para voltar a promover os encontros presenciais dentro do projeto Desenvolve Minas Gerais, mas era preciso aguardar o momento certo, pensando sempre na saúde da população. Este evento, e todos os outros em parceria com o Sebrae, tem o objetivo de levar capacitação e informação relevantes para a promoção do desenvolvimento dos municípios e, em Boa Esperança, trata-se, sobretudo, do investimento no turismo, devido ao potencial da região”, ressaltou. “Capacitar, qualificar, criar oportunidades, debater ideias e projetos para melhorar a gestão nos municípios estarão sempre na nossa pauta”, finalizou Julvan.

Impactos

Mais de 90% dos pequenos negócios do Turismo sofrem com a queda do faturamento, como mostra a 11ª edição da pesquisa Impactos do coronavírus nos pequenos negócios, feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os dias 26 de maio e 1º de junho.

De acordo com o estudo, o faturamento do setor caiu 68% no período, resultado pior que o registrado em março deste ano, quando houve queda de 59%. “Precisamos pensar em políticas públicas municipais e regionais que criem melhores oportunidades de acesso a crédito, entre outras ações que incentivem os empreendedores a investirem em seus negócios, gerando renda e desenvolvimento para os municípios de Boa Esperança e de toda a macrorregião Sul de Minas Gerais”, afirma João Cruz Reis Filho, diretor técnico do Sebrae Minas.

Programação

No evento, o prefeito de Boa Esperança e 2º tesoureiro da AMM, Hideraldo Henrique, falará sobre a “A transformação da cidade em destino turístico”, apresentando o trabalho feito na sua gestão à frente do município. “O turismo é hoje uma das principais fontes de emprego e renda e Minas Gerais. É de suma importância esse projeto da AMM e do Sebrae para fomentar os projetos locais, quando vamos debater idéias, trocar experiências e mostrar o potencial de cada região”, afirmou o prefeito.

Ao longo do dia, especialistas técnicos das entidades parceiras e prefeitos apresentarão palestras e cases, como: “Momento TCU: Programa Nacional de Prevenção à Corrupção”; “Reinventando o turismo: economia criativa, inovadora e humanizada”; “O papel do município na implantação das políticas públicas de turismo para geração de emprego e renda”; além do painel sobre “Cidade Empreendedora” e dos cases “Transformação municipal na prática: dos servidores aos empreendedores”, “A educação como instrumento para o desenvolvimento econômico”, “Juro zero como fomento para o desenvolvimento empresarial” e “Estudos estratégicos para o desenvolvimento econômico de municípios (macrorregião sul)”.

Confira a programação completa aqui.

Desenvolve Minas Gerais

O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já realizou dezesseis edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. Também foi realizado o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webnários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais.

Vários cursos e mentorias de qualificação estão sendo realizados desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Mais informações e inscrições aqui.

SERVIÇO

  • Projeto Desenvolve Minas Gerais
  • AMM nos Municípios – AMM e Sebrae juntos pelo desenvolvimento das cidades
  • Data: 20 de agosto | Sexta-feira
  • Horário: das 8h às 17h
  • Local: Espaço de Eventos Villa Minas
  • Boa Esperança/MG

As informações são da Associação Mineira de Municípios. 

AMM